Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Viagens canceladas. Agências vão devolver em dinheiro no prazo de 14 dias

03 set, 2020 - 07:07 • Redação

Até agora, devido às restrições impostas pela pandemia, as agências podiam devolver o valor em vouchers ou reagendamentos.

A+ / A-

As agências de viagens terão de voltar a reembolsar o valor de voos cancelados em dinheiro, num prazo de 14 dias.

Até agora, podiam fazê-lo com vouchers ou reagendamentos, uma medida extraordinária ligada aos efeitos da pandemia da Covid-19, que agora vai ser alterada, avança fonte do Ministério da Economia ao jornal "Público".

A medida de reajuste do regime jurídico das viagens organizadas surge na sequência do último Conselho de Ministros e entrará em vigor no dia seguinte à sua publicação em "Diário da República".

O Conselho de Ministros aprovou no dia 27 de agosto alterações ao Decreto-Lei n.º 17/2020, de 23 de abril, revogando o respetivo artigo 3.º. Isto significa que, a partir da entrada em vigor das alterações, as viagens organizadas por agências de viagens que sejam canceladas, mesmo que devido à Covid-19, conferem ao consumidor o direito a ser reembolsado pelo valor pago, no prazo de 14 dias.

Retoma-se, assim, o regime anteriormente em vigor, previsto no Decreto-Lei n.º 17/2018, de 8 de março, o qual tinha sido provisoriamente suspenso a partir de abril, no contexto do combate à pandemia.

A partir da entrada em vigor das alterações, “as viagens organizadas por agências de viagens que sejam canceladas, mesmo que devido à Covid-19, conferem ao consumidor o direito a ser reembolsado pelo valor pago, no prazo de 14 dias”, avança a fonte.

Os reagendamentos e vouchers recebidos desde a alteração de abril podem ser usados até ao final de 2021, e apenas nessa altura, caso o consumidor não tivesse usufruídos destas alternativas, é que tinha direito ao valor em causa.

Portugal contabiliza pelo menos 1.827 mortos associados à Covid-19 em 58.633 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A pandemia do coronavírus já provocou pelo menos 857.824 mortos e infetou mais de 25,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+