Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

eleições nos EUA

“Serei um aliado da luz”. Biden acusa Trump de ter mergulhado a América nas trevas

21 ago, 2020 - 06:22 • Marta Grosso

No momento alto da carreira política e à frente do rival republicano nas sondagens, Joe Biden, de 77 anos, é oficialmente o candidato democrata à Casa Branca.

A+ / A-

No discurso que encerra a convenção democrata e em que aceita ser o candidato à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden descreve as eleições como uma batalha entre a luz e a escuridão.

Donald Trump “afundou a América nas trevas por muito tempo”, afirmou na quinta-feira à noite em Wilmington, Delaware, sua cidade natal.

“Podemos escolher um caminho para nos tornarmos mais raivosos, menos esperançosos, mais divididos, um caminho de sombra e suspeita ou podemos escolher um caminho diferente e juntos aproveitar esta oportunidade para curar, para reformar, para nos unir. Um caminho de esperança e luz”, apontou.

Por isso, defendeu, “esta é uma eleição de mudança de vida”, que determinará o futuro dos Estados Unidos.

Num discurso apaixonado que marca um ponto alto da sua carreira política, Joe Biden acusou Donald Trump, Presidente e recandidato à Casa Branca, de ter provocado “muita raiva, muito medo, muita divisão”.

“Serei um aliado da luz, não das trevas”, garantiu perante uma plateia quase vazia por causa da pandemia de Covid-19.

“É hora de nós, o povo, nos unirmos. E não se engane: unidos podemos e iremos superar esta época de trevas na América. Vamos escolher a esperança ao invés do medo, os factos e não a ficção, a justiça ao invés do privilégio”, declarou.

“Aqui e agora, dou-vos minha palavra: se me confiarem a Presidência, farei realçar o melhor de nós, não o pior”, garantiu.



Joe Biden entra nos últimos 75 dias de campanha com vantagem sobre o rival do lado republicano, mas Donald Trump ainda pode recuperar.

No seu discurso, o candidato de 77 anos prometeu curar um país afetado por uma pandemia mortal e uma catástrofe económica.

“O que sabemos sobre este Presidente é que, se tiver mais quatro anos, será o que tem sido nos últimos quatro: um Presidente que não assume responsabilidades, que se recusa a liderar, que culpa os outros, ajuda ditadores e atiça as chamas do ódio e da divisão”, concluiu.

O discurso de Biden marcou o grande final da convenção de quatro dias do Partido Democrata – desta vez sem balões, multidões e aplausos.

Por causa da pandemia, os organizadores optaram por um cenário virtual de discursos, pré-gravados na sua maioria, divididos em duas horas de programação altamente produzida todas as noites.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    21 ago, 2020 16:17
    Trump mergulhou ou já estava mergulhada há muito? É que a América nunca foi grande, só se foi uma grande...

Destaques V+