Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Administração Trump impõe sanções a procuradora do Tribunal Penal Internacional

02 set, 2020 - 17:01 • Lusa

“Qualquer indivíduo ou entidade que continue a assistir materialmente [Fatou Bensouda] também se expõe a sanções”, avisa Mike Pompeo, chefe da diplomacia norte-americana.

A+ / A-

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira a imposição de sanções à procuradora do Tribunal Penal Internacional (TPI) Fatou Bensouda.

“Qualquer indivíduo ou entidade que continue a assistir materialmente” a procuradora “também se expõe a sanções”, declarou em conferência de imprensa o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo.

O Presidente dos EUA Donald Trump, já empenhado numa ofensiva sem precedentes contra o TPI, autorizou em junho sanções económicas contra os responsáveis do tribunal internacional, após Washington tentar dissuadir a jurisdição de perseguir militares norte-americanos pelo seu envolvimento no conflito no Afeganistão.

Na ocasião, o TPI referiu-se a um “conjunto de ataques sem precedentes” contra a instituição, sublinhando a sua independência.

“Hoje, passámos da palavra aos atos”, assinalou Pompeo, “porque o TPI continua infelizmente a visar americanos”.

Em março, o Tribunal sediado em Haia, nos Países Baixos, decidiu em apelo autorizar a abertura de um inquérito por crimes de guerra e crimes contra a humanidade no Afeganistão, apesar da oposição da administração de Donald Trump.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    02 set, 2020 18:48
    Todo o mundo deveria boicotar os EUA. Nem para eles próprios são bons! Mais de 180000 mortos por Covid-19 e sempre a aumentar!

Destaques V+