Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Grécia vai prolongar águas territoriais. Turquia faz avisos

26 ago, 2020 - 17:37 • Redação com Reuters

A Itália e a Albânia já foram informadas oficialmente pelo Governo de Atenas. Dentro em breve deverá chegar uma proposta legislativa para aprovação no Parlamento grego.

A+ / A-

A Grécia tenciona estender para 12 milhas o limite ocidental das suas águas territoriais no Mar Jónico, anunciou esta quarta-feira o primeiro-ministro, Kyriakos Mitsotakis.

“A Grécia vai estender as suas águas territoriais a ocidente de seis para 12 milhas náuticas”, declarou o chefe do Governo de Atenas durante um debate com deputados.

A Itália e a Albânia já foram informadas oficialmente pelo Governo de Atenas. Dentro em breve deverá chegar uma proposta legislativa para aprovação no Parlamento grego.

Grécia e Itália assinaram um acordo sobre fronteiras marítimas, em junho deste ano, que define uma zona económica exclusiva e resolve diferendos antigos sobre quotas de pesca no Mar Jónico, um braço do Mediterrâneo delimitado pela Itália, Albânia e Grécia.

A notícia é conhecida numa altura em que Grécia e Turquia mantêm um braço de ferro sobre a disputada dos recursos energéticos no Mediterrâneo.

Os deputados gregos deverão votar na quinta-feira outro acordo marítimo, desta feita com o Egito, que é contestado pela Turquia.

O Governo de Ancara considera que o acordo entre Grécia e Egito viola a sua plataforma continental.

Por seu lado, o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, argumenta que os dois acordos respeitam o princípio do Direito Internacional e do Direito Marítimo.

O chefe da diplomacia grega, Nikos Dendias, vai deslocar-se dentro em breve à Albânia para negociar um acordo marítimo com as autoridades de Tirana.

Os esforços do Governo de Atenas não abrangem o Mar Egeu, a sul e a leste da costa da Grécia.

Em relação às águas a leste da Grécia, a Turquia já avisou que qualquer extensão da fronteira marítima será motivo para iniciar uma guerra.

Os dois países estão envolvidos numa disputada para prologar as respetivas plataformas continentais e fronteiras marítimas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+