Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Covid-19: “Isolar crianças institucionalizadas não é abandonar”, diz Graça Freitas

26 ago, 2020 - 14:22 • Redação

Diretora-geral da Saúde argumenta que o isolamento profilático de 14 dias destas crianças que dão entrada em instituições “serve para evitar introdução do vírus numa bolha que está protegida”.

A+ / A-

Veja também:


Isolar as crianças que são retiradas às famílias e vão para instituições, como medida de prevenção por causa da Covid-19, não é abandonar, afirma a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

“Queria deixar uma coisa muito clara: isolar não é abandonar. Uma pessoa isolada não está abandonada. Seja em instituições para crianças, idosos ou em comunidades terapêuticas, este isolamento é para proteger todos os outros que estão dentro das instituições”, disse Graça Freitas, na conferência de imprensa de balanço da pandemia.

A diretora-geral da Saúde argumenta que o isolamento profilático de 14 dias destas crianças que dão entrada em instituições “serve para evitar introdução do vírus numa bolha que está protegida”.

"Temos de balancear bem os riscos: o risco da pessoa que ficando isolado não pode ser abandonada, deve ter o apoio das pessoas que trabalham na instituição, e proteger quem está na instituição. O apelo é para que estas pessoas tenham o máximo de acompanhamento possível".

Na mesma conferência de imprensa, a ministra da Saúde, Marta Temido, reforçou que "isolamento não é abandono" e o que se preconiza é "que as pessoas possam fazer um período de afastamento físico" com todos os "cuidados, acompanhamento e carinho" necessários.

"O carinho tem muito a ver com a expressão física dos afetos, mas impõe-se um conjunto de necessidades de medidas para proteger uns e outros numa fase particularmente vulnerável. Não quero que em momento nenhum, porque isso seria fazer mal à saúde, se confunda isolamento com abandono ou com não prestação de cuidados", sublinha Marta Temido.

As crianças e jovens em perigo que são retirados à família têm de cumprir um isolamento de 14 dias quando são institucionalizados, segundo uma orientação da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Além de terem de fazer teste à Covid-19, estes menores têm de entrar sozinhos nas casas de acolhimento.

A Provedoria de Justiça recebeu uma queixa por causa da norma que obriga ao isolamento crianças e jovens institucionalizadas. A Associação AjudAjudar fala numa situação inadmissível e pede novas orientações às autoridades de saúde.

À Renascença, Sónia Rodrigues, da Associação AjudAjudar, fala numa situação inadmissível e pede mudanças. “São crianças, são jovens… e precisam de situações de convívio. Estão numa situação de desproteção social e quando são retirados às suas famílias é porque existiram situações muito problemáticas – estão numa situação de fragilidade - e precisam de outro tipo de orientações”, sublinha.

Portugal registou mais duas mortes e 362 casos de Covid-19, indica o boletim epidemiológico revelado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). É o maior número de novas infeções desde 15 de julho.

O número de óbitos aumenta para 1.807 e o de infeções para 56.274 desde a chegada da pandemia ao país, no início de março.

MAPA DA COVID-19

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+