Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bielorrússia. Tribunais validam vitória de Lukashenko e condenam opositores

25 ago, 2020 - 15:38 • Redação com Reuters

Dois elementos do Conselho Coordenador da oposição foram condenados a dez dias de prisão na sequência das manifestações dos últimos dias.

A+ / A-

O Supremo Tribunal da Bielorrússia rejeitou esta terça-feira um pedido de impugnação dos resultados das eleições presidenciais de 9 de agosto, avança a agência de notícias TASS.

A ação tinha sido interposta por Sviatlana Tsikhanouskaya, a líder da oposição ao Presidente Alexander Lukashenko, que está há 26 anos no poder.

Alexander Lukashenko foi releito com 80% dos votos, numas eleições contestadas pela oposição e por grande parte da população que se tem manifestado nas ruas do país.

Noutra decisão judicial conhecida esta terça-feira, um tribunal bielorrusso Olga Kovalkova, do Conselho Coordenador da oposição, a dez dias de prisão.

Horas antes Sergei Dylevsky, outro membro do Conselho Coordenador, tinha sido condenado a dez dias de prisão por desobediência a uma ordem das autoridades, adianta a oposição.

Bielorrússia e a luta por eleições honestas. "Nunca vamos esquecer o que nos fizeram. Estamos fartos de ter medo"
Bielorrússia e a luta por eleições honestas. "Nunca vamos esquecer o que nos fizeram. Estamos fartos de ter medo"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+