Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Facebook anuncia acordo para pagar 106 milhões de euros em impostos em França

24 ago, 2020 - 17:19 • Lusa

Impostos são referentes ao período 2009-2018. Em julho de 2019, o Parlamento francês aprovou a instauração de uma taxa para os grandes grupos digitais, tornando a França um país pioneiro na matéria, seguido do Reino Unido.

A+ / A-

O Facebook anunciou esta segunda-feira ter concluído um acordo fiscal com o Governo francês para pagar 106 milhões de euros em impostos relativos ao período 2009-2018.

Em 2019, o Facebook França pagou 8,46 milhões de euros de imposto sobre as empresas (IRC), um aumento "de perto de 50% em relação ao último ano", indicou numa declaração a empresa-mãe, sediada nos EUA.

"Levamos a sério as nossas obrigações fiscais, pagamos o que devemos em todos os mercados em que operamos e trabalhamos de perto com as administrações fiscais em todo o mundo para assegurar o respeito por todas as leis fiscais aplicáveis e resolver qualquer litígio", referiu o Facebook na mesma declaração.

O Ministério das Contas Públicas, questionado sobre o acordo pela AFP, não quis comentar o assunto, alegando que está sob sigilo fiscal.

A tributação dos grandes grupos tecnológicos norte-americanos tem sido motivo de discórdia entre França e essas empresas, que gozam do apoio do Governo dos EUA.

França considera que os montantes pagos por estes grandes grupos em impostos nos países onde operam são frequentemente baixos em relação ao seu peso económico real.

Em julho de 2019, o Parlamento francês aprovou a instauração de uma taxa para os grandes grupos digitais, tornando a França um país pioneiro na matéria, seguida de perto pelo Reino Unido.

Na sequência da iniciativa francesa, a administração de Donald Trump anunciou medidas retaliatórias.

Atualmente, estão em curso negociações na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para um acordo internacional sobre esta matéria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+