Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Itália ultrapassa os mil novos casos diários em maior aumento desde maio

22 ago, 2020 - 17:58 • Lusa

Os novos casos são “fundamentalmente de jovens assintomáticos”, avança o conselheiro de saúde da região de Lácio, onde se registou o maior aumento de infeções.

A+ / A-

Veja também:


Itália registou 1.071 casos de contágio pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, o maior aumento diário desde maio, segundo um balanço do Ministério da Saúde.

De acordo com o boletim do Ministério da Saúde italiano, entre sexta-feira e este sábado, houve também mais três mortes associadas à Covid-19.

No total, desde o início da pandemia, em fevereiro, Itália contabiliza 258.136 casos de infeção por Covid-19 e 35.430 mortes.

Em Lácio, região da capital Roma, registou-se um grande aumento de novos casos, 215 nas últimas 24 horas, quando na sexta-feira tinham sido reportados 137.

Este é um aumento recorde na região, menos afetadas durante o pico da pandemia, mas que tem registado um forte crescimento de casos ao longo do verão.

Segundo o conselheiro regional de saúde Alession D’Amato, 61% destes novos casos estão relacionados com o regresso de férias do estrangeiro, mas, sobretudo, com chegadas da ilha italiana da Sardenha (97 novos casos de infeção).

"Nunca tivemos tantos casos diários”, disse, recordando que o anterior recorde de casos diários na região registou-se em 28 de março, com 208 contágios, no pico da pandemia.

O responsável adiantou que os novos casos são “fundamentalmente de jovens assintomáticos”.

“Neste momento a preocupação não é o número de hospitalizados ou de doentes em cuidados intensivos, isso está controlado, mas temos que quebrar a cadeia de transmissão para que o vírus não se dissemine em ambiente familiar”, advertiu.

A Lombardia é a segunda região com mais novos contágios diários (185), seguida de Veneto (160).

Segundo o relatório semanal sobre a evolução da pandemia do Instituto de Saúde Italiano, o país encontra-se numa “fase epidemiológica de transição, com tendência à deterioração progressiva”, com um aumento constante de novos casos nas últimas três semanas.

No relatório é ainda referido que na semana entre 10 e 16 de agosto “constatou-se a transmissão generalizada do vírus em todo o território nacional o que, quando ocorrem condições favoráveis, provoca grande surtos”.

A pandemia da Covid-19 já provocou pelo menos 800 mil mortos e infetou mais de 23 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.794 pessoas das 55.452 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+