Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lar São José

Covid-19 nos lares. Três idosos morreram e há mais 35 infetados no Barreiro

18 ago, 2020 - 18:43

Outros 13 casos ativos de Covid-19 são profissionais do lar. O surto no Lar São José foi detetado no início do mês.

A+ / A-

Veja também:


Três idosos do Lar São José, no Barreiro, morreram após um foco de covid-19, que continua a manifestar-se em 48 pessoas da instituição, informou esta terça-feira a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Segundo a mesma fonte, citada pela agência Lusa, a doença continua ativa em 35 residentes e em 13 profissionais do lar, que se localiza no distrito de Setúbal.

Do número de idosos infetados, seis estão internados e 29 permanecem no lar, mas há a lamentar a morte de três utentes que tinham testado positivo, indicou.

Já entre os profissionais, a doença continua ativa em 13 pessoas e “há um caso curado”, acrescentou.

O surto no Lar São José foi detetado no início do mês e contabilizou no total 52 casos acumulados, dos quais 38 em residentes e 14 em trabalhadores.

O presidente do município, Frederico Rosa (PS) também lamentou a morte das três pessoas e adiantou que também tinham associadas “outras patologias e outras causas que levaram a este desfecho”.

Já em relação à situação do lar, o autarca referiu que “os casos estão estabilizados” e que quando se verifica o “aumento de temperatura corporal as pessoas são de imediato levadas ao hospital para fazer a monitorização”.

“As coisas estão controladas, mas é preciso sempre alguma cautela porque o 'controlado' são situações momentâneas”, afirmou.

Apesar desta situação, Frederico Rosa disse que os casos ativos no concelho “estão a diminuir” em relação aos últimos meses, em que se registou entre 100 a 120 casos ativos de covid-19.

“Neste momento, das últimas informações que tenho da saúde pública, estamos com cerca de 80 casos ativos, sendo que metade se referem à situação da Misericórdia do Barreiro [Lar São José].

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 774.832 mortos e infetou mais de 21,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.784 pessoas das 54.448 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+