Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Calendário divulgado. Liga termina a 16 de maio e final da Taça de Portugal a 23 de maio

13 ago, 2020 - 15:15 • Eduardo Soares da Silva

Federação Portuguesa de Futebol anuncia calendário para a próxima época. Campeonato de Portugal arranca a 20 de setembro.

A+ / A-

A I Liga 2020/2021 termina a 16 de maio, e a final da Taça de Portugal está agendada para 23 de maio. As datas de toda a época desportiva foram divulgadas no calendário da Federação Portuguesa de Futebol, esta quinta-feira.

O campeonato arranca a 20 de setembro, como já tinha sido comunicado pela Liga de Clubes, na última semana. Antes, arranca a II Liga, no fim-de-semana de 12 e 13 de setembro, tal como a Liga Revelação.

O Campeonato de Portugal, terceiro escalão, arranca no mesmo fim-de-semana da I Liga, a 20 de setembro.

A última jornada do campeonato da I e II Ligas está prevista para ser disputada a meio da semana, dia 19 de maio, quarta-feira. No entanto, a FPF esclarece que a data de fim do campeonato deverá ser adiantada para o dia 16 de maio, caso as equipas portuguesas não estejam nas fases finais das provas europeias.

"Caso as equipas portuguesas não estejam envolvidas nos quartos de final ou meias finais das provas europeias, e desde que obtida autorização da UEFA, é obrigatória a antecipação das jornadas da I Liga, por forma a que o campeonato se conclua na jornada 34 no dia 16 de maio de 2021. Se isso não acontecer, o último jogo da I Liga não pode, em nenhuma circunstância, ultrapassar a data de 19 de maio de 2021", pode ler-se.

Final da Taça a 23 de maio

A final da Taça de Portugal disputa-se a 23 de maio, sendo que a final do Campeonato de Portugal encerra as competições internas, a 30 de maio.

A primeira eliminatória da Taça de Portugal joga-se no fim-de-semana de 26 e 27 de setembro. A terceira fase, quando entram em prova os clubes do primeiro escalão, disputa-se a 22 de novembro.

A Taça da Liga está referenciada apenas para ser disputada entre 16 e 17 de dezembro, com a "final-four" agendada para a semana de 18 a 23 de janeiro.

Calendário pode ser alterado

A Federação Portuguesa de Futebol esclarece ainda que o calendário pode sofrer alterações "por força de potenciais alterações do calendário internacional a ser definido pela FIFA e UEFA", em caso de "eventual paragem das competições", devido à pandemia da Covid-19, e porque "estão em curso processos judiciais".

No mesmo comunicado, a direção da FPF admite que na sexta eliminatória da Taça de Portugal e na 17ª jornada da I Liga, "há a possibilidade de os jogos poderem ter um período inferior a 72 horas entre jogos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+