Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Granizo provoca estragos na agricultura em Carrazedo de Montenegro

12 ago, 2020 - 10:43 • Olímpia Mairos

“As pedras eram de grande dimensão, mais ou menos do tamanho de ovos de garniza”, diz o presidente da junta de freguesia.

A+ / A-

A queda de chuva forte e granizo, ao final da tarde de terça-feira, provocou “elevados prejuízos” em vinhas, hortas e pomares da freguesia de Carrazedo de Montenegro, no concelho de Valpaços.

De acordo com o presidente da junta de freguesia, António Jesus da Costa, o granizo “caiu durante cerca de 30 minutos” e as “pedras eram de grande dimensão, mais ou menos do tamanho de ovos de garniza”.

“O granizo começou a cair pelas sete horas da tarde, eu ia a conduzir e até tive que parar o carro, porque o embate da pedra era tão forte que parecia que partia tudo”, conta o autarca à Renascença.

Granizo faz estragos em Vila Real, em pleno mês de agosto
Granizo faz estragos em Vila Real, em pleno mês de agosto

O presidente da junta de freguesia ainda não sabe o valor dos prejuízos, mas adianta que esta tarde irá para o terreno, para fazer o levantamento da situação.

“Ainda é cedo para falar no valor dos estragos, mas é certo que a hortaliça se perdeu toda, a pedra destrinçou tudo”, conta.

Também na vinha há relatos de “grandes prejuízos, sobretudo na zona da Silva”, acrescenta.

Carrazedo de Montenegro é uma zona de produção de castanha, mas, segundo o autarca, “os estragos não serão significativos”, uma vez que a cultura se situa mais na zona da Padrela e essa “não foi afetada pelo mau tempo”.

A chuva forte e o granizo de terça-feira também se fizeram sentir em Chaves, onde há registo de prejuízos a nível das hortícolas e alguma vinha. Nesta cidade o mau tempo provocou também inundações em ruas e estradas, nomeadamente nas freguesias de Santa Maria Maior e Santa Cruz Trindade e Sanjurge.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+