|

 Casos Ativos

 Suspeitos Atuais

 Recuperados

 Mortes

A+ / A-

Mondim de Basto. Dois meios aéreos ajudam bombeiros a combater duas frentes de fogo

01 ago, 2020 - 08:40 • Redação com Lusa

Proteção Civil diz que a principal dificuldade tem sido as características do terreno.

A+ / A-

Mais de 200 operacionais combatem o fogo em Mondim de Basto, que tem duas frentes ativas em zona de pinhal. De acordo com a Proteção Civil, a principal dificuldade está relacionada com as características do terreno.

O comandante Pedro Araújo diz que o “incêndio não está dominado, embora uma das frentes os trabalhos de combate estejam a decorrer muito favoravelmente”.

Os 248 operacionais estão a ser apoiados por 72 veículos, mas também foram ativados dois meio aéreos.

O vereador da Câmara de Mondim de Basto disse que "corta o coração" ver o incêndio destruir área significativa no monte da Senhora da Graça, onde termina uma das etapas principais da Volta a Portugal em bicicleta.

"Para nós, mondinenses, é como quem nos corta o coração ver esta área toda já ardida e agora, com o cair da noite, ainda é mais doloroso assistir a isto que está aqui a acontecer", afirmou Nuno Lage.

A Proteção Civil avisou a população para o risco muito elevado ou máximo de incêndio rural nas regiões Norte, Centro e Algarve, devido ao tempo quente e seco e ao vento forte previstos para o fim de semana.

No aviso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realça que a subida de temperatura esperada para o Algarve e o vento forte no Litoral Oeste levam ao agravamento do risco de incêndio nestas regiões.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.