|

 Casos Ativos

 Suspeitos Atuais

 Recuperados

 Mortes

A+ / A-

Covid-19. Rússia prepara campanha de vacinação em massa para outubro

01 ago, 2020 - 12:05 • Sofia Freitas Moreira com agências

De acordo com o Ministério da Saúde russo, professores e médicos serão os primeiros a serem vacinados.

A+ / A-

Veja também:


O Ministério da Saúde da Rússia anunciou, este sábado, que se está a preparar para dar início a uma campanha de vacinação em massa contra a Covid-19, marcada para outubro, avança a Reuters.

O Instituto Gamaleya, pertencente ao Estado russo, completou os ensaios clínicos de uma vacina que está agora em processos de ser registada para uso futuro, avançou o ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko.

O Governo não forneceu informações sobre que vacina será usada.

Médicos e professores serão os primeiros a serem vacinados, avançou o ministro, acrescentando que uma vacinação mais alargada está marcada para outubro.

Na última quarta-feira, o Governo russo tinha dito que esperava a aprovação de uma vacina ainda em agosto.

A rapidez do processo tem suscitado várias críticas por parte dos media ocidentais, tendo em conta que não é possível verificar a eficácia e segurança desta possível vacina.

De acordo com a CNN, o país não divulgou informação relativa às diferentes fases da investigação desta vacina criada pelo Instituto Gamaleya.

Este sábado, a Rússia registou mais 95 mortes provocadas pela pandemia da Covid-19, elevando o total de vítimas mortais para 14.058.

O país soma ainda 5.462 novos casos confirmados de infeção, este sábado, atingindo agora um total de 845.443 casos confirmados.

Esta semana, a vacina da Moderna (EUA) entrou na última fase do ensaio clínico, e a norte-americana Pfizer, em parceria com a alemã BioNTech, anunciaram que também vão entrar na terceira fase de testes em humanos.

Além destas, há mais três vacinas na última fase de ensaio clínico. Mas apesar das boas notícias, a Organização Mundial de Saúde (OMS) avisou, na última semana, que não se preveem vacinações contra a Covid-19 antes de 2021.

Corrida à vacina para a Covid-19. Mais duas candidatas na fase final de testes
Corrida à vacina para a Covid-19. Mais duas candidatas na fase final de testes
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.