Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BE faz última tentativa para evitar fim dos debates quinzenais

21 jul, 2020 - 18:05 • Lusa

CDS-PP acusa PS e PSD de terem dado um “golpe no parlamentarismo” ao aprovarem a redução de debates com o primeiro-ministro, e o maior partido da oposição de se ter assumido como “de colaboração”.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda (BE) vai avocar para discussão e votação em plenário a alteração ao regimento que põe fim aos debates quinzenais com o primeiro-ministro, cuja presença passa a ser obrigatória apenas de dois em dois meses.

Fonte do BE disse à Lusa que o grupo parlamentar vai pedir a avocação desta norma, hoje aprovada indiciariamente em grupo de trabalho apenas pelo PS e PSD - para discussão e votação em plenário de quinta-feira.

Numa publicação na rede social Twitter, a líder do BE, Catarina Martins, refere que “nos últimos meses passaram pelos debates quinzenais problemas tão fundamentais como a Lei de Bases da Saúde, a auditoria ao Novo Banco, legislação do trabalho ou a resposta à pandemia”.

“Acabar com estes debates é não só atacar o escrutínio público da ação do governo como limitar a construção de soluções políticas. As votações de hoje na especialidade envergonham a democracia”, condena.

De acordo com Catarina Martins, “na quinta-feira, em plenário, está nas mãos de cada deputada e deputado de PS e PSD corrigir este enorme erro”.

Já esta manhã, à saída da apresentação do Plano de Recuperação 2020/2030, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o líder parlamentar do BE Pedro Filipe Soares insistiu que Portugal teve “quatro, cinco anos em que o parlamento se tornou o centro da atividade política e todas as pessoas perceberam como isso foi benéfico para o país, para a economia, para a vida das pessoas”.

“E até há algum tempo, o PS e o Governo diziam que esse período foi de facto positivo também na sua própria avaliação. Agora temos em cima da mesa propostas que retiram centralidade ao parlamento e que tentam esconder o primeiro-ministro da fiscalização parlamentar”, lamentou.

De acordo com o bloquista, “há aqui uma mudança de atitude”, que qualificou como “inexplicável face ao sucesso nos últimos anos e à capacidade que o parlamento teve em mostrar que foi fundamental para as melhorias na vida das pessoas que existiram”.

“Um Governo que quer fugir do parlamento e um líder de um partido da oposição que gosta que o primeiro-ministro não seja confrontado, eu creio que o caricato desta situação, é tão grande que só os mesmos é que conseguem explicar porque da racionalidade que nós encontramos, nenhuma das ideias racionais é positiva nem para o país nem para a democracia”, condenou.


CDS lamenta "golpe contra o parlamentarismo"

O líder parlamentar do CDS-PP acusa PS e PSD de terem dado um “golpe no parlamentarismo” ao aprovarem a redução de debates com o primeiro-ministro, e o maior partido da oposição de se ter assumido como “de colaboração”

Em declarações aos jornalistas no parlamento, Telmo Correia disse ainda que “seria interessante” ouvir “outros órgãos de soberania” sobre o tema, numa referência implícita ao Presidente da República.

Questionado o se o CDS-PP admite pedir uma audiência Marcelo Rebelo de Sousa, Telmo Correia salientou que não lhe cabe tomar essa iniciativa e reiterou que apenas diria que “será interessante conhecer a posição de outros órgãos de soberania” sobre o tema.

PS e PSD votaram sozinhos a favor do artigo que cria um novo modelo de debates com o Governo.

Votaram contra esta alteração os representantes no grupo de trabalho do BE, PCP, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira.

Inicialmente, existiam duas propostas separadas de PS e PSD - que deram ambas entrada a 30 de junho -, em que os socialistas admitiam que o primeiro-ministro fosse ao parlamento para responder a questões dos deputados sobre política geral de dois em dois meses, e o PSD propunha que se realizem quatro sessões anuais deste tipo (considerando que o chefe do Governo já comparece outras quatro vezes obrigatórias na Assembleia, como no Orçamento do Estado ou nos debates europeus).

O texto de substituição hoje votado assenta sobretudo na proposta do PS, com o PSD a dizer que se revê no texto dos socialistas e considerando que é semelhante à dos sociais-democratas em termos de regularidade da presença do primeiro-ministro no parlamento.

Segundo o texto hoje aprovado, o artigo relativo aos debates com o primeiro-ministro passa a chamar-se “Debates com o Governo” e define-se que “o governo comparece pelo menos mensalmente para debate em plenário com os deputados para acompanhamento da atividade governativa”.


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+