Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo prepara nova extensão do lay-off simplificado

18 jul, 2020 - 08:09 • Redação

Medida deverá ser aprovada na próxima semana, avança o Expresso.

A+ / A-

O Governo está a preparar uma nova extensão do lay-off simplificado para lá de 31 de julho, avança o Expresso.

De acordo com o semanário, a decisão baseia-se na previsão de que a economia deverá cair mais do que o esperado e que muitos setores não terão a retoma prevista.

A medida estará incluída no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), que dependia do orçamento suplementar e que deverá ser aprovado em Conselho de Ministros na próxima semana.

Em declarações ao Expresso, o ministro da economia, Pedro Siza Vieira, aponta a necessidade de reforçar as medidas de apoio às empresas e ao emprego e admite e que está a ser estudada a renovação do lay-off simplificado para empresas que apresentem quebras mais significativas de faturação.

Caso a medida seja aprovada, existirão vários modelos: o lay-off simplificado para as empresas obrigadas a permanecerem fechadas (o trabalhador recebe 66% do salário); a nova extensão do lay-off para as que tiverem quebras graves (ainda por definir os pormenores) e a medida de apoio à retoma, que substitui o lay-off, para as empresas que tenham alguma retoma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+