Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de ​Covid-19

"Vou recomeçar a vida de onde ela parou". Quatro meses e 16 testes depois, Tânia está curada da Covid-19

15 jul, 2020 - 18:16 • Hugo Monteiro

Após longos meses de confinamento longe da família, Tânia Poço, o caso mais prolongado de Covid-19 em Portugal, está curada. “Foi um grande susto, sofremos muito, os meus filhos sofreram muito tanto tempo sem mim, sofri eu muito tanto tempo sem eles. Agora é tudo novo.”

A+ / A-

Veja também:


Foi só ao 16.º teste que a algarvia Tânia Poço, de 31 anos, foi dada como curada. A notícia chegou esta manhã: está oficialmente recuperada da Covid-19.

Chegou a estar hospitalizada em março. E mesmo depois de os sintomas da doença terem desaparecido totalmente, os testes continuaram a ser positivos. O vírus continuava ativo.

Tânia Poço conta agora como foi saber que está curada. "Na segunda-feira fiz o 15.º teste, que soube ontem o resultado: veio negativo. Fiquei contente, mas estava com receio, porque teria que fazer ainda novo teste. Ontem à tarde fiz o 16.º teste e recebi hoje de manhã a notícia de que também veio negativo e que estava a ser dada como curada. Foi uma grande alegria. Chorei muito de felicidade”, recorda.

Depois de quarto meses sozinha em casa, afastada da família, Tânia Poço está agora a preparar-se para receber marido e filhos, e voltar a uma vida em conjunto.

"Ainda não saí à rua. Estou em casa, a desinfetá-la para mais logo receber a minha filha. O meu filho mais velho e o meu marido já me vieram ver, já me abraçaram. Foi muito bom, chorámos muito de alegria. Vamos recomeçar a nossa vida de onde ela parou”, deseja Tânia, que se apercebeu dos sintomas iniciais da doença a 12 de março, após uma viagem a França.

Por enquanto, o regresso ao trabalho continua adiado. Faltam alguns exames médicos. Depois, sim, acontecerá o lento regresso à normalidade desejada, com cuidados redobrados.

"Para já, vou continuar ainda em casa. Vou continuar de baixa. Quero aproveitar agora os primeiros dias para estar com a família. Depois tenho que fazer exames. E só depois de estar tudo feito, e de saber os resultados, é que, aos poucos, vou regressar ao trabalho. Foi um grande susto, sofremos muito, os meus filhos sofreram muito tanto tempo sem mim, sofri eu muito tanto tempo sem eles. Isto agora é tudo novo. Vamos vivendo aos poucos”, explica, recordando um grande susto que agora finalmente terminou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+