Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

1980-2023

Morreu Zoleka Mandela, neta do Nobel, após luta contra o cancro

26 set, 2023 - 12:11 • Redação

Zoleka faleceu na noite de segunda-feira rodeada de amigos e familiares, adiantou um porta-voz da família Mandela.

A+ / A-

Zoleka Mandela, neta do primeiro Presidente democraticamente eleito da África do Sul, Nelson Mandela, morreu na segunda-feira vítima de cancro, aos 43 anos, avança a BBC News.

Nos últimos anos, Zoleka tornou-se conhecida por partilhar nas redes sociais a sua luta contra o cancro. Também foi aberta sobre a sua história com a dependência de drogas.

A Fundação Nelson Mandela diz que o trabalho de Zoleka foi "inspirador", aumentando a “consciencialização sobre a prevenção do cancro”, bem como “quebrando o estigma que anda em volta da doença”.

Mandela também falou abertamente sobre a sua luta contra a depressão e o facto de ter sido vítima de abusos sexuais quando era criança. Além disso, fez campanha por melhores condições de segurança no trânsito após a sua filha de 13 anos ter morrido num acidente de carro em 2010.

Diagnosticada com cancro da mama aos 32 anos, Zoleka conseguiu que a doença entrasse em remissão. No ano passado, contudo, confirmou que o cancro tinha mestatizado para o fígado e pulmões, acabando por se espalhar para outros órgãos.

A neta de Mandela estava a ser tratada de forma ambulatória, mas foi internada no hospital há pouco mais de uma semana. Numa entrevista à Kaya FM em abril, Mandela disse que estava a aprender a aceitar a sua "eventualidade".

Zoleka Mandela tinha apenas 10 anos quando o avô foi libertado da prisão em 1990, após 27 anos de detenção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+