Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministério Público deverá acusar Ricardo Salgado de "liderar organização criminosa"

11 jul, 2020 - 07:18 • Redação

De acordo com o jornal "Público", o Ministério Público acredita que Ricardo Salgado liderou uma rede criminosa e fraudulenta dentro do próprio BES.

A+ / A-

Ricardo Salgado vai ser acusado pelo Ministério Público por liderar uma organização criminosa, avança o jornal "Público".

De acordo com o diário, o Ministério Público acredita que Ricardo Salgado liderou uma rede criminosa e fraudulenta dentro do próprio BES. A acusação será conhecida até quarta-feira.

A estrutura terá sido sustentada no Departamento Financeiro e de Mercados do banco, tutelado pelo ex-diretor financeiro Amílcar Morais Pires. Uma organização montada sem conhecimento da maioria da equipa de gestão e das entidades de fiscalização do banco, nomeadamente do Banco de Portugal.

Terão sido feitos pagamentos ocultos, fraudes no comércio internacional e desvios de fundos de centenas de milhões de euros para corrupção, tendo lesado o BES em mais de mil milhões de euros.

Depois dos sucessivos adiamentos, o "Público" avança que "tudo indica que o Ministério Público vai cumprir o prazo anunciado para divulgar o despacho de acusação ao processo Universo Espírito Santo", o que terá de fazer até à próxima quarta-feira, 15 de Julho.

A notícia foi inicialmente avançada na sexta-feira pela revista "Sábado", que dava conta que alguns antigos administradores e quadros de todo do Banco Espírito Santo também vão ser acusados no início da próxima semana.

O último balanço feito pela Procuradoria Geral da República apontava para 41 arguidos e mais de 30 assistentes neste processo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    11 jul, 2020 16:10
    A justiça costuma ser representada com os olhos vendados para significar que julga os atos concretos praticados, sem olhar à condição das pessoas. Sabiamente, Agostinho de Hipona (354-430) escreveu: «Um Estado que não se regesse segundo a justiça, reduzir-se-ia a um bando de ladrões»...
  • FIlipe
    11 jul, 2020 évora 12:57
    O outro do Sporting também era cabecilha e terrorista , acabou absolvido . O Ministério Público em Portugal anda mesmo demente e orientado por fascistas da máfia Italiana e nazis da era do Quarto Reich . Sinceramente , mete nojo , vómitos e alergia como atuam as polícias criminais e Ministério Público no presente em Portugal . Já esqueceram que os capangas do SEF mataram um Ucraniano ? Só interessa o "negro" da América sufocado ?

Destaques V+