Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​TVI suspende jornalista Ana Leal

26 mai, 2020 - 16:52 • Redação

Em causa está a divulgação ao conselho de redação da TVI de trocas de emails particulares entre Ana Leal e a direção do canal de Queluz.

A+ / A-

A jornalista Ana Leal foi suspensa pela direção da estação de televisão TVI. A notícia foi confirmada ao jornal "Público" pelo advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa a profissional de comunicação social.

Em causa está a divulgação ao conselho de redação da TVI de trocas de emails particulares entre Ana Leal, que está em casa a receber o vencimento, e a direção do canal de Queluz.

A divulgação dos emails aconteceu na sequência de uma investigação do conselho de redação à denuncia de censura em algumas reportagens da equipa de Ana Leal.

Em declarações ao “Público”, Ricardo Sá Fernandes desconhece o número exato, mas refere que “foram algumas” as reportagens alegadamente condicionadas pela direção da TVI.

“Acho que não há fundamento para a suspensão ou processo disciplinar. Há divergências editoriais normais e acho que esta ação de a suspender e promover um inquérito é pouco compatível com o espírito de liberdade de imprensa e expressão que devem reinar”, afirma o advogado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria alice azera do
    03 jun, 2020 Praia da Vitória ilha Terceira Açores 18:48
    Realmente se continuar assim adeus liberdade ..
  • César Saraiva
    27 mai, 2020 Maia 18:35
    Esta vem mesmo a calhar para aquela célebre frase do «Olhe que não; Olhe que não, Sô'tor!»... Desta vez a jornalista "pisou a linha vermelha" e esqueceu-se de que «manda quem pode e obedece quem deve!»...
  • João Lopes
    27 mai, 2020 Viseu 14:54
    Que seja justo o "julgamento" de Ana Leal. E se avalie se Sérgio Figueiredo serve a verdade jornalística ou o governo socialista. Confiemos na isenção e competência do advogado da jornalista, Ricardo Sá Fernandes...
  • Filipe
    26 mai, 2020 évora 21:44
    A PIDE/DGS nunca foi extinta de Portugal .
  • 26 mai, 2020 17:14
    O rendimento minimo a comunicacao social" ja esta a produzir efeitos!

Destaques V+