Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de ​Covid-19

ANA vai dispensar trabalhadores, sindicato contesta: "Empresa tem solidez financeira ímpar"

10 jul, 2020 - 22:38 • Manuela Pires

Segundo uma mensagem do presidente da empresa que gere os aeroportos, está em curso na ANA um plano de saídas voluntárias e prevista a redução dos salários. Medidas já contestadas à Renascença pelo Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos.

A+ / A-

Veja também:


O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) entende que a ANA não precisa de reduzir salários e muito menos trabalhadores.

Uma das medidas do presidente da empresa que gere os aeroportos é reduzir o tempo de trabalho e, como consequência, o salário. Por exemplo, uma redução de 20% do período normal de trabalho implica receber 90%da remuneração.

José Sousa, secretário geral do SITAVA diz à Renascença que a ANA está de boa saúde financeira para continuar a pagar os mesmo salários.

"Não encontramos nenhuma justificação para que a ANA faça isto aos trabalhadores, na medida em que nos últimos anos colecionou elevados lucros, que colocaram a empresa com uma solidez financeira ímpar no universo português”, refere.

Sobre o plano de saídas voluntárias que o presidente da ANA já apresentou aos trabalhadores, José Sousa é muito claro: não é preciso reduzir o numero de funcionários.

"A ANA não precisa de nenhum redimensionamento na força de trabalho. Até porque a ANA há muitos anos que foi atirando borda fora com os seus trabalhadores e contratualizando trabalhadores em outsourcing. A diminuição temporária da atividade aeroportuária, quanto a nós, não justifica a redução de mais trabalhadores”, explica José Sousa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+