Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UEFA espera decisão até 10 de julho sobre público na Liga dos Campeões em Lisboa

01 jul, 2020 - 19:05 • Lusa com Redação

Ceferin aguarda para perceber se pode ter adeptos nas bancadas, António Costa garantiu no domingo que jogos serão à porta fechada.

A+ / A-

A decisão sobre a presença de público na fase final da Liga dos Campeões de futebol, em Lisboa, deve ser conhecida até 10 de julho, segundo o presidente da UEFA, que aguarda parecer das autoridades portuguesas devido à covid-19.

"Estamos em contacto estreito com as autoridades portuguesas [Liga dos Campeões] e alemãs [Liga Europa] e, na terça-feira, falei pessoalmente com o primeiro-ministro português. Seguiremos as recomendações das respetivas autoridades e tomaremos uma decisão, muito provavelmente, antes do sorteio de 10 de julho", afirmou em entrevista à agência de notícias espanhola EFE Aleksander Ceferin.

O dirigente esloveno realçou que "gostaria que os adeptos estivessem presentes" nos jogos relativos às duas competições da UEFA, mas sublinhou que a segurança dos envolvidos nestes jogos da ‘Champions' não vai ser comprometida, "por muito triste que seja jogar a partida mais importante do futebol de clubes num estádio vazio".

Costa contraria Ceferin

O primeiro-ministro esteve este domingo no programa “Isto é gozar com quem trabalha”, da SIC, onde deixou claro que a fase final da Liga dos Campeões em Lisboa será sem público.

António Costa, questionado por Ricardo Araújo Pereira, responde que “em cada um desses jogos presencialmente vai ter menos público do que nesta sala do Teatro Villaret. Vão ter menos público presencial e um bocadinho mais de público televisivo".

Ceferin disse também que "esteve claro que seriam Portugal, Alemanha e Espanha [Liga dos Campeões feminina] desde o início do processo" os países onde teriam lugar as competições europeias de clubes.

E reafirmou que não é necessário contemplar alternativas para as partidas da fase final da ‘liga milionária' em Lisboa, apesar dos novos focos da pandemia do novo coronavírus na capital portuguesa.

"Não temos um plano B porque estamos convencidos que será possível organizar a final a oito da ‘Champions' em Lisboa, a final a oito da Liga Europa na Alemanha, e a Liga dos Campeões feminina em Espanha", vincou Ceferin.

Em 17 de junho, a UEFA anunciou que a Liga dos Campeões, suspensa em março devido à pandemia de covid-19, seria definida através de uma inédita ‘final a oito' a realizar em campos neutros, em Lisboa, nos estádios da Luz (Benfica) e José Alvalade (Sporting), entre 12 e 23 de agosto.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 511 mil mortos e infetou mais de 10,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.579 pessoas das 42.454 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+