Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministra da Saúde descarta cerca sanitária no Algarve

19 jun, 2020 - 17:47 • Lusa

Para Marta Temido, cerca não é solução. O importante é que "as pessoas se abstenham de comportamentos que põem em causa a sua própria saúde como das pessoas que lhe estão próximas".

A+ / A-

Veja também:


A ministra da Saúde descartou, esta sexta-feira, a possibilidade de uma cerca sanitária no Algarve, na sequência do surto de covid-19 em Lagos, referindo que não é esta medida que impede as pessoas de terem comportamentos de risco.

"Não está em causa um cerco sanitário. Não é um cerco sanitário que institui a racionalidade suficiente para as pessoas se absterem de comportamentos que põem em causa a sua própria saúde como das pessoas que lhe estão próximas", afirmou a ministra da Saúde, Marta Temido, em resposta à agência Lusa, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal.

Marta Temido considerou que o surto em Lagos, resultante de festa ilegal, poderia ter sido evitado, salientando que é uma situação que "penaliza enormemente" o país.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, referiu que estão identificados 90 casos positivos associados ao surto de Lagos, incluindo crianças com menos de 9 anos de idade.

"Uma atenção especial visto que os nossos atos não implicam apenas consequências na nossa saúde, como de outras pessoas", realçou.

A responsável da Direção-Geral da Saúde (DGS) usou também o exemplo do Algarve para justificar que é necessário parcimónia e critério na permissão de ajuntamentos e convívios, quando questionada sobre a reabertura de bares e discotecas.

"A DGS está muito sensível que a economia funcione, mas temos que ter a situação epidemiológica controlada", disse, sem avançar com medidas ou datas para este setor, apenas salientando que não será possível "fazer festas" como se faziam antes da epidemia.

Em Portugal, morreram 1.527 pessoas das 38.464 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Oliveira
    19 jun, 2020 18:52
    Alguém consegue perceber os critérios do "Governo"? Não há festas com mais de 20 pessoas, mas já pode haver jogos da Taça dos Campeões, sendo que nas palavras da DGS, quantos mais venham, melhor. E também pode haver festas partidárias (Avante) porque não se podem proibir eventos políticos, como referiu o "primeiro-ministro". Como é evidente, não merecem qualquer credibilidade. Triste Portugal, feito circo com o alto patrocínio das primeiras figuras do Estado (conferência de imprensa para anunciar a realização das finais daquela Taça).

Destaques V+