Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente do IAVE admite que notas dos exames nacionais poderão subir

06 jul, 2020 - 08:59 • Miguel Coelho

Luís Santos não espera, no entanto, grande impacto nas classificações das provas, que apesar do novo formato "estão preparadas para serem realizadas no tempo disponível".

A+ / A-

As notas os exames nacionais poderão ser melhores este ano, tendo em conta o novo formato das provas, conforme admitiu o presidente do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) em entrevista à Renascença.

No programa As Três da Manhã, Luís Santos garantiu que as provas "estão preparadas para serem realizadas no tempo disponível", apesar dos ajustes feitos para garantir a equidade entre os alunos. Não espera grande impacto nas notas, mas admite que possam ser melhores.

"Só depois dos exames realizados é que conseguimos perceber. Até poderá haver alguma subida das médias dos exames, mas não estamos à espera de algo de muito diferente", frisou o presidente do IAVE.

Instado a dar conselhos aos alunos, salientou que estes "devem resolver os exames como sempre fizeram, sem pensarem na questão dos itens obrigatórios e nos itens em alternativa". Situação que surgiu da necessidade de "esbater a eventual falta de equidade entre os alunos" na sequência das circunstâncias especiais de lecionamento decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

Luís Santos não sabe, ainda, se este novo formato se manterá para o próximo ano letivo: "Não é uma matéria que cumpra ao IAVE decidir, mas está a ser estudada pela secretaria de Estado. Vamos aguardar."

A primeira fase dos exames nacionais começa esta segunda-feira e prolonga-se até 23 de julho. Mais de 151 mil alunos do 11.º e 12.º anos estão inscritos. A prova de português é a primeira a ser realizada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 06 jul, 2020 12:12
    As criancas andam por ai largadas e em contacto com este e com aquele "so nao podem ir ao escola! As criancas " vao ao a explicacao" as criancas vao a piscina " as criancas andam em escolas equitacao" etc etc!

Destaques V+