Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo garante que não tem planos para cerco sanitário a Reguengos de Monsaraz

06 jul, 2020 - 15:53 • Redação

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, deixou a garantia na conferência de imprensa desta segunda-feira.

A+ / A-

Veja também:


O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, garantiu esta segunda-feira, na conferência de imprensa de balanço da Covid-19, que o concelho de Reguengos de Monsaraz não será alvo de uma cerca sanitária, isto apesar de na região já se relatarem casos noutros concelhos que resultam de interações com pessoas que vivem no local em que o surto começou.

“Não equacionamos fechar Reguengos de Monsaraz”, disse explicitamente Lacerda Sales.O número de casos ativos do surto de covid-19 de Reguengos de Monsaraz estabilizou esta segunda-feira em 141, apesar da deteção de três novos casos, dois na comunidade e um numa funcionária do lar, informou hoje a autarquia alentejana.

A manutenção de casos ativos explica-se com três novos casos curados, dois entre funcionários do lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS) e um na comunidade, que eleva para cinco o número de casos curados no surto detetado em 18 de junho.

Em relação ao número de profissionais de saúde e meios hospitalares para responder ao crescente número de infetados, o governante teve um discuros tranquilizador.

“Estamos a mobilizar meios para dar e não se equacionam pedidos de ajuda externa, temos meios no país para dar resposta não só aos surtos no Alentejo, como aos surtos de outras regiões do país, respeitando os direitos dos profissionais que também precisam do seu período de descanso.

Noutra matéria e em relação aos aeroportos, Lacerda Sales garantiu que “a maioria dos voos traz passageiros com testes feitos”. O mesmo sublinhou que foram feitos, à data de hoje, nos aeroportos 187 testes, números que poderão já estar desatualizados dada a chegada de mais voos ao país.

Já em relação às sequelas físicas e psicológicas dos doentes de Covid-19, o secretário de Estado da Saúde disse que a "linha de acompanhamento psicológico integrada no SNS24 recebeu, desde o dia 1 de abril, mais de 20.500 chamadas".

A este instrumento soma-se "o plano de saúde mental, com equipas de saúde mental ao nível das diferentes administrações regionais.”

Em relação à dimensão das sequelas físicas, o secretário de Estado, disse que "ainda não as conhecemos". "É cedo para fazer essa avaliação”, sublinhou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+