Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Resultados dos testes sorológicos conhecidos ainda este mês

06 jul, 2020 - 14:35 • Redação

Houve 2.l100 participantes de todo o país, de todas as idades, e irão dar uma radiografia na extensão da infeção na população geral residente em Portugal.

A+ / A-

Veja também:


Os resultados preliminares do inquérito serológico realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) serão divulgados “ainda este mês”, ao que tudo indica na segunda quinzena de julho.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, na conferência de imprensa diária.

O inquérito quer dar, segundo Lacerda Sales, “respostas cruciais para a preparação da nossa resposta no futuro”. “Vai determinar a extensão da infeção na população geral residente em Portugal”, sublinhou.

A recolha de dados terminou na última sexta-feira, e contou com 2100 os participantes de todo o país, e de todas as idades, segundo divulgou o presidente do INSA, Fernando Almeida, na mesma conferência de imprensa.

O objetivo para já é o de “perceber a proporção de casos de pessoas com um nível elevado de anticorpos”. Fernando Almeida disse também que haverá mais testes feitos à população “que irão mais longe”.

O mesmo responsável explicou que o estudo será repetido daqui a cinco meses e depois de três em três meses, tendo também em conta, a cada momento, a situação epidemiológica do país.

Fernando Almeida anunciou ainda mais três estudos que serão realizados para conhecer melhor o impacto desta doença em vários grupos da população. Um deles terá como objecto os profissionais de saúde, e o mesmo presidente do INSA acrescentou que a Organização Mundial da Saúde “tem interesse e está disponível para disponibilizar material”.

"Não estávamos preparados"

No início do encontro com os jornalistas, na nota introdutória, Lacerda Sales reiterou que este “foi longo caminho no combate à Covid-19 no nosso país”.

“Nunca negámos que Portugal, como a generalidade dos países, não estava preparado para uma epidemia desta escala e com estas características. Mais de seis meses depois do primeiro caso ainda há muito por descobrir. A nossa primeira prioridade foi proteger vidas, a grande preocupação foi a defesa com os mais vulneráveis”, disse o secretário de Estado da Saúde.

Neste momento, segundo o ministério da Saúde, há 73.867 profissionais de saúde com acesso à plataforma Trace COVID-19. Mais de 700 mil utentes estão inseridos na plataforma, estando mais de 16 mil utentes em vigilância clínica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+