Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

"El País" volta atrás. Não há confinamento em Portugal

27 jun, 2020 - 10:13 • Redação

O jornal publica esta sábado uma nova reportagem sobre a freguesia de Santa Clara, em Lisboa, onde corrige a notícia dada na edição de quinta-feira em que escrevia que três milhões de lisboetas estavam em confinamento.

A+ / A-

Veja também:


Depois da polémica, o "El País" corrigiu a notícia sobre o confinamento em Lisboa por causa da Covid-19. Na edição de quinta-feira, o diário espanhol escreveu que Portugal ordenou o confinamento de três milhões de lisboetas. O Governo português tinha exigido a correção urgente e pública da notícia.

Um dia depois, numa reportagem a que chama “passeio tranquilo por Santa Clara”, a freguesia com mais restrições em Lisboa e a única onde o estado de calamidade se mantém, o jornal espanhol escreve que em Portugal não há "um confinamento, como é entendido na Espanha, e como este jornal foi publicado na quinta-feira". "Isso nunca existiu em Portugal, nem mesmo durante o auge da epidemia, exceto para quem tem um resultado positivo".

O "El País" explica que a partir do próximo dia 1 de Julho, Portugal estará divido em três zonas em função da evolução da pandemia: estado de alerta, estado de contingência e o estado de calamidade em que se mantêm 19 freguesias. Isso sucederá em princípio por 15 dias, "mas sem confinamento obrigatório".

Ainda sobre a Área Metropolitana da capital o jornal observa que tem 119 freguesias, e apenas uma das 19 que está em estado de calamidade pertence efetivamente a Lisboa.

Ainda na sexta-feira, o Governo português desmentiu uma notícia do jornal espanhol “El País”, com o título “Portugal ordena o confinamento de 3 milhões de lisboetas”.

A posição oficial foi divulgada esta sexta-feira, ao início da tarde, num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE). “O título da primeira página do El País de hoje (‘Portugal ordena o confinamento de 3 milhões de lisboetas’) é totalmente falso”, afirma o gabinete do ministro Augusto Santos Silva.

O Governo português “lamenta profundamente que um jornal com o prestígio e a responsabilidade do El Pais publique uma tal falsidade”.

Este sábado, numa declaração à Renascença, o ministro dos Negócios Estrangeiros disse que está satisfeito com a correção, "é sempre de louvar quando erros são reconhecidos e corrigidos".

[Notícia atualizada às 14h48]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Teixeira
    27 jun, 2020 12:17
    É claro que não há confinamento, governo começou relativamente bem e está a acabar muito mal! Como se já não fosse por si só o centralismo, a corrupção, a justiça, futebol e por aí vai, temos a falta de coragem em aplicar medidas séria à região de Lisboa. Uma vez mais Lisboa é o mal deste país!

Destaques V+