Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pedro Ilharco

Marega é um jogador de que "todos os treinadores gostam"

24 jun, 2020 - 14:00 • João Paulo Ribeiro

Pedro Ilharco, antigo adjunto no Marítimo, considera que o maliano do FC Porto joga melhor com um parceiro no ataque.

A+ / A-

Pedro Ilharco, que treinou Marega no Marítimo, considera que o avançado do FC Porto é o tipo de jogador que agrada aos treinadores.

Do dérbi da cidade do Porto, realizado na noite de São João, no Dragão, e ganho pela equipa da casa (4-0), emergiu a exibição de Moussa Marega. O maliano marcou dois golos e ganhou as grandes penalidades que geraram os outros dois. Em entrevista a Bola Branca, Pedro Ilharco, que integrou a equipa técnica de Leonel Pontes no Marítimo, lembra o início do ano de 2015, quando Marega chegou ao futebol português.

Era "reservado, mas procurou adaptar-se rapidamente", trabalhador, inteligente e ambicioso. Características que continua a manter.

"Teve rendimento imediato, entrou na equipa e isso ajudou na integração. Pareceu-me sempre alguém com valores humanos de respeito e solidariedade. Era trabalhador, educado e pensava pela sua cabeça. O Marega é o tipo de jogador que todos os treinadores gostam e ganhou o respeito dos colegas pelo seu comportamento e forma de estar dentro do grupo de trabalho", assinala o treinador, de 44 anos.

Jogando a dois, rendimento de Marega será superior


Para Pedro Ilharco, a intermitência exibicional de Marega tem a ver com as zonas onde é colocado. Na sua opinião, o avançado rende mais quando colocado no corredor central e mais perto da baliza adversária:

"Quando está mais descaído à direita, é para ter ações de cruzamento. Mas quando está no corredor central e é solicitado, fica na cara do guarda-redes e tem oportunidades para finalizar. Penso que essa intermitência tem a ver as zonas onde é servido em profundidade e com os companheiros com quem joga, quem faz o último passe. Nesse aspeto, Otávio, Corona e Sérgio Oliveira são jogadores muito inteligentes."

Pedro Ilharco entende que Marega terá rendimento superior a jogar a dois no ataque, o sistema que melhor explora as suas características.

"Tem muito a ver a forma como joga o FC Porto. Como equipa grande, com dois avançados irá sempre criar mais problemas aos adversários, dependendo também da forma como forem servidos pelos laterais ou alas. Marega, como avançado único, não é muito forte nos apoios frontais, portanto, se tiver um colega com quem possa dividir o espaço, o seu rendimento será superior. Um colega que alterne os movimentos de apoio para que Marega possa ter espaço nas costas", sustenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+