Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Desconfinamento. “Saber cumprir as regras também é uma escola” - Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo

J. Lucas Pires

Desconfinamento. “Saber cumprir as regras também é uma escola”

22 jun, 2020 • Marta Grosso , Miguel Coelho (moderação do debate)


Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo analisam a atual fase de desconfinamento, pautada por vários ajuntamentos de pessoas em número superior ao aconselhado pela DGS. “Incomoda-me o clima de denúncia”, diz Raposo.

Um mostra-se compreensivo sobre os passos atrás que o Governo possa vir a decretar no âmbito do desconfinamento, o outro mantém-se crítico do confinamento. Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo divergem na reação aos casos de ajuntamentos que têm vindo a público.

Lucas Pires considera que a eventualidade de vir a existir um quadro punitivo pode ser uma boa medida, mas admite que o Governo possa ter de ir mais além nas restrições impostas no âmbito da pandemia de Covid-19.

Henrique Raposo, por seu lado, começa por dizer que se sente “um pouco incomodado com este clima de denúncia. Está a criar-se um clima um pouco hostil para a vizinhança e a liberdade”, critica.

“O meu ponto vai estar do lado da liberdade nesta balança muito difícil que estamos a viver”, sublinha.

Na opinião de Henrique Raposo, as escolas não podem voltar a encerrar. “Se vamos fechar escolas, tem de ser onde haja um surto descontrolado”, defende, considerando que o aumento de surtos não está relacionado com as festas.

“Tem a ver com as escolas”, defende.

“Porque é que os miúdos estão a ter este surto lúdico e de festas? As escolas não estão a dar respostas. Estamos a chegar a julho e não sabemos como vai ser setembro”, começa por argumentar.

Jacinto Lucas Pires interrompe: “mil pessoas num parque de estacionamento não tem a ver com o escape lúdico que a escola não dá, é preciso diferenciar”.

Henrique Raposo continua a argumentação: “tem a ver com estar a educar crianças e jovens num vácuo onde eles não têm pontos de referência. Não podem sair à noite, não há escola...”

Os dois comentadores entram num debate direto, com Jacinto Lucas Pires a defender que “também é uma escola saber cumprir as regras e estar atento aos outros”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    23 jun, 2020 Lisboa 13:59
    Não são eles a "geração mais preparada de sempre"? Eles podem não saber como vai ser Setembro, mas sabem que o perigo não passou, e defender essa desculpa para eles andarem por aí de festa ilegal em festa ilegal e á procura de álcool, é indigno dos seus escritos habituais.