Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova Zelândia anuncia zero pacientes internados com Covid-19

27 mai, 2020 - 11:33 • Marta Grosso com CNN

Depois de ter anunciado, em abril, o fim de novos casos de coronavírus, o país dá um novo passo com vista ao fim da pandemia.

A+ / A-

A Nova Zelândia alcançou, nesta quarta-feira, um marco na batalha contra a Covid-19: pela primeira vez desde que a pandemia entrou no país, não há qualquer paciente internado nos hospitais com a doença.

"Atualmente, não há ninguém no hospital com Covid-19”, anunciou o diretor-geral da saúde. A última pessoa teve alta do Hospital Middlemore, adiantou Ashley Bloomfield em conferência de imprensa.

"Tivemos várias pessoas no hospital – nunca em grande número – mas acho que é a primeira vez em alguns meses que não temos alguém internado”, anunciou.

A Nova Zelândia conta hoje com 21 casos ativos, que estão a ser tratados fora do hospital.


No que toca a vítimas mortais, não houve, nas últimas 24 horas, registo de qualquer óbito. Este é, aliás, o quinto dia consecutivo sem registo de novos casos ou mortes associadas ao novo coronavírus.

No total, desde que a pandemia chegou ao país, a Nova Zelândia – um país com quase cinco milhões de habitantes – conta 1.504 casos e 21 óbitos, de acordo com uma contagem da Universidade Johns Hopkins.

Nível 2 de alerta

A Covid-19 chegou à Nova Zelândia em meados de março. Com seis casos identificados, a primeira-ministra, Jacinda Ardern, anunciou a quarentena obrigatória para todos quantos entrassem no país.

A 19 de março, foi proibida a entrada de estrangeiros. Havia 28 casos confirmados. O número foi crescendo e, no dia 23 do mesmo mês, Jacinda Ardern anunciou o confinamento total do país. Não havia então qualquer morte associada ao novo coronavírus.

No dia 28 de abril, o país diz ter alcançado um objetivo ambicioso na eliminação da doença: os novos casos identificados são de um dígito apenas.

"Isso dá-nos confiança de que alcançámos o nosso objetivo, que nunca significou zero, mas significa que sabemos de onde vêm nossos casos", afirmou o diretor-geral de saúde.

No dia 14 de maio, as restrições começaram a ser aliviadas gradualmente e os espaços públicos, como bares e ginásios, voltaram a abrir portas, tal como as escolas.

As autoridades neozelandesas não querem, contudo, cantar já vitória, pelo que o país se mantém em nível 2 de alerta, o que significa que a doença está contida, mas ainda há risco de transmissão na comunidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+