Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autocarro do Dortmund "atacado com explosivos". Um jogador ficou ferido

11 abr, 2017 - 19:01

O jogador Marc Bartra ficou ferido e teve que ser transportado para o hospital. O jogo com o Mónaco foi adiado para quarta-feira. Sobre os motivos do ataque, as autoridades não descartam a hipótese de terrorismo e continuam a investigar.

A+ / A-
explosões atingem autocarro do Dortmund
explosões atingem autocarro do Dortmund

O autocarro da equipa alemã do Borussia de Dortmund foi atingido por três explosões antes do jogo com o AS Mónaco, a contar para os quartos-de-final da Liga dos Campeões. A partida foi adiada para quarta-feira.

De acordo com as primeiras conclusões da investigação policial, tratou-se de um "ataque grave com explosivos".

Em conferência de imprensa realizada esta terça-feira à noite, as forças de segurança afirmam que o alvo do ataque era mesmo o autocarro do Dortmund, mas os motivos ainda não são claros e todas as possibilidades estão em aberto.

As autoridades não querem tirar conclusões antecipadas. Por isso, neste momento não estão em condições de dizer que os acontecimentos desta terça-feira foram um atentado terrorista.

Foi encontrada uma carta no local, que está a ser analisada pelos investigadores, revela a polícia, que está a preparar uma grande operação de segurança para garantir que tudo vai correr bem na partida desta quarta-feira.

O defesa espanhol Marc Bartra ficou ferido e teve que ser hospitalizado. O clube alemão avança que o jogador vai ser operado a uma fractura num pulso.

O Dortmund deseja rápidas melhoras a Bartra e adianta que os restantes elementos do plantel estão em segurança.

As explosões aconteceram na viagem entre o hotel e o estádio, quando o autocarro passava pela zona de Wittbräuckerstraße, a cerca de 10 quilómetros do recinto do Dortmund.

De acordo com as primeiras informações avançadas pela polícia, foram registadas três explosões. Os rebentamentos partiram vários vidros do autocarro.

O jornal alemão "Bild" avançou num primeiro instante que um engenho explosivo foi colocado junto à estrada e rebentou à passagem do veículo. Uma informação mais tarde confirmada pelas autoridades.

Não são conhecidos mais pormenores sobre o que esteve na origem das explosões.

A partida desta noite com o AS Mónaco, dos portugueses Leonardo Jardim e Bernardo Silva, foi adiada para quarta-feira, avança o Borussia de Dortmund e já confirmou a UEFA.

O jogo está marcado para as 17h45 (hora de Lisboa) e não é único a ser disputado em solo alemão. Duas horas antes o Bayern de Munique recebe o Real Madrid.

Também pelas 19h45, os ingleses do Leicester jogam na capital espanhola com o Atlético de Madrid.

Numa mensagem publicada nas redes sociais, o Dortmund agradece a "paciência e compreensão" dos adeptos, bem como os cânticos de apoio da claque do Mónaco.

O AS Mónaco, uma das grandes das surpresas desta edição da Liga dos Campeões, divulgou um vídeo registado no interior do estádio Signal Park.

As imagens mostram a claque monegasca a entoar cânticos de apoio ao Dortmund, em solidariedade pelo incidente que envolveu a equipa alemã.

Os três grandes clubes do futebol português, Sporting, FC Porto e Benfica, já endereçaram, através das redes sociais, mensagens de apoio ao Borussia de Dortmund.

Na rede social Twitter, os dragões expressam a sua solidariedade à equipa alemã e ao jogador Marc Bartra, que ficou ferido.

O Sporting, que defrontou o Dortmund na fase de grupos da Liga dos Campeões, diz que os pensamentos leoninos estão com a equipa alemã e com Bartra e desejam força nesta altura difícil.

O Benfica, que jogou com a equipa germânica nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, espera que tudo esteja bem com os jogadores do Dortmund.

A claque do Dortmund está a oferecer alojamento para os adeptos do Mónaco poderem passar a noite e assistir ao jogo na quarta-feira. Foi criada nas redes sociais a "hashtag" #bedforawayfans.

O clube da casa promete para breve informações sobre a possibilidade de devolver o dinheiro dos ingressos comprados para quem não tenha a possibilidade de ir ao jogo.

O director-geral do Dortmund, Hans-Joachim Watzke, disse à estação Sky News que a "equipa está em choque" e tão cedo "as imagens [das explosões] não vão sair da cabeça" dos jogadores.

Hans-Joachim Watzke espera que os atletas consigam recuperar e estejam em condições para competir na partida de amanhã.

"Neste momento difícil, todos os adeptos do Borussia deve estar unidos", declarou o director-geral do clube.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 12 abr, 2017 12:09
    O mais curioso de tudo e que ninguem pede nada a irma lucia preferem pedir a uma boneca de barro!
  • Mar Revolto
    11 abr, 2017 Lisboa 23:41
    Ó senhor jornalista... O autocarro foi atingido por EXPLOSIVOS!!! Isto significa que é um atentado TERRORISTA, seja quem for que o tenha cometido! O que as autoridades ainda não estão em condições de dizer é de que tipo de terrorismo estamos a falar: hooliganismo, doméstico, islâmico, etc...
  • Bela
    11 abr, 2017 Coimbra 23:11
    Infelizmente, há gente que só lhes puxa para a barbárie. É uma tristeza!
  • Vasco
    11 abr, 2017 Santarém 23:06
    E os europeus teimam em não querer aprender a lição, depois das eleições que irão haver sobretudo em França e Alemanha no final de tanto blablá tudo irá continuar na mesma!.
  • Toninho Marreco
    11 abr, 2017 Alpedrinha 23:03
    Pois para mim isto não é nenhuma surpresa . Nos países islâmicos estas coisas acontecem TODOS OS DIAS . A Europa , como região Islámica ,tem que se ir habituando a estes acontecimentos como sendo o pão nosso de cada dia .
  • Português
    11 abr, 2017 Lx 22:57
    Quem atacou o autocarro do BD foram indivíduos de um clube rival conhecidos por serem ultras direita. O BD foi o único clube de futebol que nunca asteou a bandeira nazi durante a 2 guerra.
  • Viriato
    11 abr, 2017 Condado Portucalense 22:07
    Não há comentários por aqui, no sitio oficial dos amigos dos sarracenos?...cheira me que vão tentar censurar os comentários aqui...este pasquim tornou-se especialista na censura à independência de opinião, sim porque a democracia vigente neste pasquim é a do politicamente correcto, cartilha seguida por todos os media na tentativa de calar o movimento nacionalista em Portugal. A luta vai ser douradoura, mas vão ter essa luta, doa a quem doer. Traidores.
  • Francisco Torres
    11 abr, 2017 Viana do Castelo 21:37
    Já se atacam viaturas em deslocação com bombas colocadas em bermas de estrada!!!!.....A esquerdalha e os seus correligionários, meios de propaganda vão como sempre branquear a acção, ...uma bola de neve que vai estoirar num genocídio mais!!!!

Destaques V+