Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Primeira Liga

José Alberto Costa adverte FC Porto para "riscos e incógnitas" em Famalicão

03 jun, 2020 - 12:45 • Luís Aresta

O FC Porto lidera a Primeira Liga, à entrada para as dez jornadas finais do campeonato, com um ponto de vantagem sobre o Benfica. Marcano está lesionado e Alex Telles cumpre castigo. Mexidas na equipa perturbam, mas não poderão servir de desculpa a Sérgio Conceição.

A+ / A-

A segunda pré-época por que estão a passar as equipas da Primeira Liga portuguesa de futebol comporta riscos que podem influenciar o desfecho dos jogos e da própria competição, a começar pela deslocação do FC Porto a Famalicão.

O treinador e antigo jogador do FC Porto, José Alberto Costa, não retira favoritismo aos dragões na curta deslocação ao Minho, mas adverte para os riscos associados a uma fase da época sem precedentes no futebol português.

“Não havendo tempo para uma preparação conveniente é um risco e uma incógnita. O FC Porto parece-me favorito; terá tido as suas precauções e preocupações para encarar esta fase com a importância que tem de ser encarada, porque, se quer ser campeão tem de corresponder nestes dez jogos que faltam”, diz, em declarações a Bola Branca.

O antigo jogador portista considera que os dragões partem em vantagem na luta pelo título. “São dez finais para o Porto e para o Benfica, mas o Porto depende dele próprio e isso é uma vantagem, porque tem a certeza de que se não falhar, as coisas são alcançadas. Se falhar, depende dos falhanços, ou não, dos outros”.

Regressos de Luis Díaz, Pepe e Manafá

Com Nakajima a treinar em casa, devido a assistência à família, deverá ser Luis Díaz a preencher a vaga do japonês em Famalicão. Algo que José Alberto Costa não dá como certo, apesar do colombiano ter um registo notável nesta sua primeira época no Dragão, com 12 golos e quatro assistências.
“Pode não ser um dado adquirido; tanto pode jogar Luís Diaz como outro. O Sérgio ainda tem tempo para analisar e decidir”, considera José Alberto Costa, fazendo notar que tudo “vai depender muito da forma como cada jogador, individualmente, passou este período de ausência, o encarou, que tipo de preparação fez e que reação teve a essa preparação”.

Já as ausências de Marcano, lesionado, e Alex Telles, castigado, em Famalicão são vistas por José Alberto Costa como “duas falhas importantes. Marcano pela importância que tem e pelo rendimento que estava a ter; Alex Telles pela dinâmica que coloca no lado esquerdo em termos ofensivos e como alternativa nas bolas paradas, em que é fortíssimo”.

Na opinião de José Alberto Costa, as alternativas para as duas posições – Pepe a central e Manafá como defesa esquerdo - dão garantias, embora se sintam menos confortáveis quando jogam sobre o lado esquerdo.
“Pepe não é novidade, embora passando para a esquerda perde rendimento. Com Manafá, o mesmo, não sendo novidade para ele jogar à esquerda perde algum rendimento. Mas qualquer um deles tem capacidade para corresponder e, por aí, não vai servir de desculpa” assinala.

É bom que o campeonato chegue ao fim

Nesta entrevista a Bola Branca, José Alberto Costa saúda o regresso dos jogadores à competição.
“É de louvar e de registar o regresso dos jogos. Mesmo sem público e com as condicionantes impostas – e bem impostas – é melhor iniciarem uma fase de transição e jogarem, do que estarem completamente parados”.

O antigo jogador, que pelo FC Porto conquistou dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, sublinha ainda a importância de levar até ao fim a Primeira Liga.

“Era importante que isso acontecesse e, para isso, é importante que esta fase corra bem, sem incidentes e que tudo se possa resolver dentro das quatro linhas, que é o sítio próprio para ser resolvido”, conclui.

O campeonato é retomada esta quarta-feira, às 19h00, com o Portimonense-Gil Vicente. O Famalicão-FC Porto está agendado para as 21h15. O jogo tem relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+