Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sexta noite de protestos nos EUA. Mais de 20 cidades com recolher obrigatório

31 mai, 2020 - 23:57 • Redação

Os protestos em frente à Casa Branca levaram o Presidente Trump a recolher ao bunker da residência. Em causa manifestações, muitas delas violentas, que já duram há seis noites, contra a violência policial, que levou à morte de George Floyd.

A+ / A-
Protestos violentos prosseguem nos Estados Unidos. Há centenas de detidos e cinco mortes
Protestos violentos prosseguem nos Estados Unidos. Há centenas de detidos e cinco mortes

O recolher obrigatório nos Estados Unidos já foi imposto em mais de 20 cidades norte-americanas. Em causa manifestações, muitas delas violentas, que já duram há seis noites, contra a violência policial, que levou à morte de George Floyd.

O afro-americano, de 46 anos, morreu enquanto era detido pela polícia de Minneapolis, desencadeando uma onda de protestos e motins contra a brutalidade policial.

Os quatro agentes envolvidos no incidente, que ocorreu em Minneapolis, estado de Minnesota, foram despedidos e o caso vai ser investigado pelo FBI.


O recolher obrigatório está em vigor em:

California: Los Angeles County, São Francisco

Colorado: Denver

Florida: Miami, Orange County

Georgia: Atlanta

Illinois: Chicago

Kentucky: Louisville

Michigan: Detroit

Minnesota: Minneapolis, St. Paul

Ohio: Cincinnati, Cleveland, Columbus, Dayton

Oregon: Portland

Pennsylvania: Philadelphia, Pittsburgh

South Carolina: Charleston

Tennessee: Nashville

Texas: Dallas

Utah: Salt Lake City

Wisconsin: Milwaukee

Texas e Virginia avançaram mesmo para a declaração de estado de emergência.

As manifestações já fizeram, pelo menos, cinco mortos.

As autoridades de Nova Iorque prometeram a realização de investigações “rápidas” e “independentes” aos confrontos entre manifestantes e polícia, durante os protestos contra a morte de George Floyd, nos quais dois carros da polícia atropelaram cidadãos.

“Há muitas coisas que a Polícia de Nova Iorque fez bem, especialmente o seu nível de restrição. Mas também houve erros que precisam de ser investigados minuciosamente. Por isso, nomeei duas pessoas para liderar a investigação e solicitei que apresentassem resultados rápidos de uma avaliação de todos os atores nestes dias de protestos”, afirmou o presidente da Câmara, Bill de Blasio, em conferência de imprensa.

Por sua parte, o governador do Estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, disse que alguns vídeos dos incidentes de sábado que foram difundidos “são francamente inexplicáveis”, referindo-se ao incidente publicado nas redes sociais de dois carros da polícia que atropelaram um grupo de 30 jovens manifestantes.

“Pedi à Procuradora Geral [do Estado de Nova Iorque, Letitia James], que é uma oficial independente, para rever as ações da polícia nas noites de sábado e sexta-feira”, apontou Cuomo, que quer ter os resultados das investigações em 30 dias.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+