Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

​Ministra da Saúde diz que Covid-19 evidenciou problemas sociais do país

28 mai, 2020 - 20:20 • Paula Caeiro Varela , Cristina Nascimento

Marta Temido defendeu ainda que a capacidade de resposta que Portugal mostrou “não é obra do acaso”, mas que “resulta de escolhas políticas",

A+ / A-
Veja também:

A ministra da Saúde, Marta Temido, considera que os focos de contágio de COvid-19 a que temos assistido nos últimos dias são sinal claro de que há problemas que vão para além da doença e que exigem um Estado Social forte.

A governante relaciona os focos identificados na área da Grande Lisboa com a situação social e económica que, diz, deixa claro que os mais desfavorecidos são sempre mais afetados.

“Sem surpresa, a evidência dos resultados desta crise sem precedentes revela que o impacto sanitário económico e social do novo coronavírus se distribui assimetricamente na população afetando em especial os mais vulneráveis”, disse Marta Temido no discurso de encerramento da interpelação ao Governo pedida pelo PS sobre a resposta do Estado social à pandemia.

“Os que se encontram mais expostos são como sempre os que vivem e trabalham em condições mais precárias. As condições de habitabilidade, a estabilidade laboral, a rede social de suporte são quase sempre fatores protetores”, acrescentou.

Nesta intervenção, Marta Temido defendeu ainda que a capacidade de resposta que Portugal mostrou “não é obra do acaso”, mas que “resulta de escolhas políticas, de políticas concretas adotadas nos últimos cinco anos em particular no Serviço Nacional de Saúde, na escola pública, no emprego, na proteção do trabalho e na redistribuição de rendimentos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+