Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Bragança cria fundo municipal de emergência de apoio ao arrendamento para habitação

25 mai, 2020 - 16:09 • Olímpia Mairos

O apoio ao arrendamento é concedido sob a forma de um subsídio de renda mensal, a partir do mês da decisão de atribuição, até ao final de 2020.

A+ / A-

Veja também:

A Câmara Municipal de Bragança criou um fundo municipal de emergência para apoiar o arrendamento de famílias em situação vulnerável, devido à pandemia da Covid-19.

De acordo com a autarquia, trata-se de uma medida que visa “atenuar as dificuldades sentidas por famílias em situação de pobreza e de exclusão social no que diz respeito ao acesso à habitação”.

O apoio pode chegar aos 100 euros mensais, mas nunca será superior a metade do valor da renda.

A autarquia considera que a pandemia da Covid-19 acentuou a “fragilidade da coesão social e o equilíbrio socioeconómico das famílias mais expostas aos diferentes fatores de vulnerabilidade, como processos de separação, criando situações de monoparentalidade, de doença crónica e de deficiência/incapacidade adquirida, entre outros”.

Para o município de Bragança, o Fundo Municipal de Emergência de Apoio ao Arrendamento para Habitação é “uma resposta célere e transitória às dificuldades de acesso à habitação” na medida em que atribui “um subsídio de renda, quando não seja possível o arrendamento em habitação social”.

Desta forma, assinala a autarquia liderada por Hernâni Dias, é promovida a “permanência das famílias nos imóveis onde residem e a sua integração social e no tecido urbano, sem alteração das dinâmicas de vizinhança, das redes de solidariedade e das diferentes trajetórias do seu quotidiano”.

O apoio ao arrendamento é concedido sob a forma de um subsídio de renda mensal, a partir do mês da decisão de atribuição até 31 de dezembro de 2020.

As condições para beneficiar do apoio serão publicadas na página do município, assim como o formulário da candidatura.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+