|

 Casos Ativos

 Suspeitos Atuais

 Recuperados

 Mortes

A+ / A-

Marcelo homenageia a "escritora de ideias" Maria Velho da Costa

24 mai, 2020 - 10:03 • Redação

O Presidente da República deixa grandes elogios à romancista, que morreu no sábado, aos 81 anos.

A+ / A-

"Poucos ficcionistas portugueses contemporâneos escreveram livros tão cultos e inventivos, tão exigentes e insubmissos." É assim a reação do Presidente da República à morte da escritora Maria Velho da Costa.

Na mensagem no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa destaca a "escritora de ideias" com "grande consciência ideológica e crítica" que a consagraram como "uma das maiores experimentalistas" da língua portuguesa, tendo marcado, a vários títulos, o seu tempo.

"Maria Velho da Costa era uma ficcionista com aguda consciência de não-ficção, da poesia, do cinema. Escritora de ideias, muito atenta à dominação das mulheres e a outros mecanismos ancestrais, escritora com grande consciência ideológica e crítica, trouxe para o romance uma densa teia de alusões, imitações, homenagens, coloquialismos e arcaísmos, ousadias textuais, bem pensadas e perfeitamente executadas", pode ler-se.

Marcelo recorda como, durante o Estado Novo, Maria Velho da Costa "sofreu a perseguição judicial e política às 'Novas Cartas Portuguesas', de que foi coautora, caso que desencadeou um importante movimento intelectual de solidariedade em vários países ocidentais".

Maria Velho da Costa, Prémio Camões em 2002, morreu, no sábado, aos 81 anos. Marcelo Rebelo de Sousa oferece as condolências à família.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.