A+ / A-

Bispo do Porto diz que é imoral reenviar para os lares idosos ainda com Covid-19

14 abr, 2020 - 16:24 • Henrique Cunha , João Carlos Malta

D. Manuel Linda denuncia que estão a voltar para os lares idosos, doentes que "têm alta nos hospitais, continuando positivos no Covid-19".

A+ / A-

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, quer que o Governo mude a estratégia que tem adotado com os idosos que estão em lares e que depois de serem hospitalizados com coronavírus. são devolvidos às instituições.

D. Manuel Linda diz que o Ministério da Saúde "tem de repensar os critérios de atuação no caso dos utentes institucionalizados que têm alta nos hospitais, continuando positivos no Covid-19".

Numa publicação na rede social Twitter, o bispo do Porto afirma que reenviar os idosos para os Lares é a mesma coisa que introduzir um foco de contágio entre os frágeis colegas", uma situação classificada pelo bispo como "imoral!"

189 mortes em lares

O apelo D. Manuel Linda chega no dia em que a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa, avançou que um terço das pessoas que morreram infetadas com o novo coronavírus são utentes de lares e residências para idosos.

Portanto, fazendo as contas, terão morrido 189 pessoas em lares infetadas com o Covid-19.

"Antes de acontecer um caso de Covid, deviam ser criadas nesses lares condições para que a concentração de pessoas não seja tão intensa. Põe-se até a hipótese de desdobrar os utentes por mais do que uma estrutura".

A responsável lembrou que há instituições a desrespeitar regras como a da proibição das visitas, a imposição de 14 dias de isolamento e a realização de testes a novos utentes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+