Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de ​Covid-19

Jerónimo Martins sem infetados. Sonae MC vai testar mais 450 trabalhadores

21 mai, 2020 - 23:30 • Beatriz Lopes

O Grupo Jerónimo Martins assegura que os testes aos mais de 850 colaboradores que emprega no centro de distribuição da Azambuja deram todos resultado negativo. A Sonae MC, com 70 trabalhadores infetados, vai avançar com mais testes e a Avipronto, onde foi confirmado o primeiro surto, está a ser investigada por suspeita de omissões que levaram à propagação do vírus.

A+ / A-

Veja também:


Os 852 colaboradores do Grupo Jerónimo Martins a trabalhar no centro de distribuição da Azambuja testaram negativo à Covid-19. Em comunicado enviado à Renascença, o grupo dono do Pingo Doce garante que “o resultado de todos os testes foi negativo”, depois de terem sido feitos testes em massa durante três dias.

A empresa nacional de retalho esclarece que dos 852 colaboradores testados, excluem-se “os que estão em teletrabalho e os de grupo de risco, que foram enviados para casa ainda antes de ser decretado o Estado de Emergência, mantendo a sua remuneração por inteiro”.

A empresa tomou a decisão de testar todos os trabalhadores do grupo depois de terem sido detetados casos de infeção por Covid-19 em outras empresas da cintura industrial da Azambuja, como a Sonae MC ou a Avipronto.

O Grupo Jerónimo Martins diz ainda que o plano de contingência implementado na empresa “está alinhado com as recomendações das autoridades de saúde nacionais e internacionais, é robusto e reduz fortemente o risco de propagação do vírus”.

De acordo com o plano de contingência, todos os trabalhadores e visitantes medem a temperatura corporal e, caso esteja acima do normal, não entram no edifício.

Também para evitar a concentração de trabalhadores que, na sua grande maioria, se deslocam em autocarros disponibilizados pela empresa, o Grupo Jerónimo Martins informa que “o número de autocarros foi reforçado de forma a garantir-se as distâncias de segurança entre os passageiros”. Os restantes trabalhadores deslocam-se em carro particular.

Já a Sonae MC da Azambuja vai testar mais 450 trabalhadores, confirma à Renascença a autarquia, depois de nesta quinta-feira ter subido para 70 o número de trabalhadores infetados, com 339 testes já realizados. Feitas as contas, num universo de 800 trabalhadores, ficarão por testar 11 colaboradores.

A primeira fábrica na Azambuja onde foi confirmado um surto do novo coronavírus foi a Avipronto, no início de maio, sendo que dos 200 trabalhadores, 129 testaram positivo à Covid-19.

De acordo com a SIC, a Procuradoria-Geral da República abriu um inquérito para investigar a empresa de produtos alimentares.

Em causa estão alegadas omissões que permitiram a propagação do vírus. A notícia surge depois da GNR ter apresentado uma queixa-crime no Ministério Público pela demora da administração da Avipronto em tomar medidas, depois do primeiro caso de contágio confirmado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+