A+ / A-

​“Incumprimento” gerou foco de Covid-19 na Azambuja. Distribuição está ameaçada, alerta autarca

08 mai, 2020 - 16:20 • Sérgio Costa

Em declarações à Renascença, o autarca relata meios de transporte lotados em direção a um dos mais relevantes centros de distribuição logística do país. Luís de Sousa admite um quadro de infeção generalizado em vários municípios da Área Metropolitana de Lisboa e alerta que pode ficar ameaçada a distribuição no sul do país.

A+ / A-
Veja também:

Comboios e autocarros lotados, passageiros sem cumprir regras de distanciamento social. A imagem relatada pelo presidente da Câmara da Azambuja permite ao autarca apontar, de imediato, a causa provável para o surto de Covid-19 detetado numa empresa do município.

Em declarações à Renascença, Luís de Sousa sublinha que a Azambuja é o “destino diário de cerca de oito mil e quinhentos trabalhadores provenientes de diversos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa”.

Este facto leva o autarca a colocar a possibilidade de um quadro generalizado de infeção a vários municípios da região.

Para o presidente da câmara, o surto não está circunscrito à Azambuja porque “milhares de trabalhadores regressam a casa noutros municípios e pode haver transmissão a familiares”.

Cerca sanitária? Avaliação da situação na segunda-feira

Luís de Sousa lamenta, em declarações à Renascença, o aparente défice de fiscalização nos transportes públicos. Uma falha que, para o autarca, obriga a medidas urgentes, como “o aumento da capacidade dos transportes e uma verificação urgente do cumprimento das regras de proteção”.

Apesar do cenário aparentemente grave que se verifica no concelho, Luís de Sousa prefere, por agora, não se pronunciar sobre a eventual necessidade de uma cerca sanitária. O autarca lembra que essa é uma decisão que cabe às autoridades de saúde e, só depois de haver uma decisão, será possível fazer uma avaliação.


Essa poderá ser uma questão em cima da mesa na próxima segunda-feira, dia para o qual foi agendada uma reunião com o Governo onde poderá marcar presença o ministro dos Transportes ou o da Economia - a participação do secretário de Estado Duarte Cordeiro é já uma certeza.

O encontro servirá para fazer uma melhor análise da situação e “para resolver a situação dos transportes”.

Distribuição no sul do país “pode ficar ameaçada”

Luís de Sousa acrescenta ter enviado um convite para as empresas da região para “uma troca de impressões”, reconhecendo que “esta é uma situação que deixa toda a gente preocupada”, afirma.

O autarca lembra que a Azambuja é um dos principais centros de distribuição do país e, por isso, não esconde preocupação com as consequências económicas.

Luís de Sousa admite que a distribuição no sul do país “pode ficar ameaçada” e questiona sobre o impacto de uma “transmissão generalizada num grande armazém”.

Ainda assim, o presidente da Câmara da Azambuja acredita que as grandes empresas que operam na região têm os seus planos de contingência atualizados.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, apontou esta sexta-feira o foco da Azambuja como um dos motivos para o aumento do número de casos confirmados de Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo.

"De acordo com números da manhã, tínhamos já identificado 104 trabalhadores com teste positivo, sendo que 101 pertencem todos à mesma empresa e nessa empresa já foram todos testados", revelou Graça Freitas.

Portugal regista 1.114 mortos (são mais nove que na quinta-feira, o número mais baixo, em 24 horas, desde 23 de março) e 27.268 infetados (mais 553, o que equivale a uma subida de 2,1%, a maior desde 25 de abril, e mantém a tendência ascendente dos últimos dias) pelo novo coronavírus, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Há um total de 220 concelhos portugueses com, pelo menos, três casos confirmados de Covid-19. Barcelos (+46), Vila Verde (+41), Lisboa (+32), Maia (+32), Matosinhos (+29), Gondomar (+29) e Porto (+26) são os concelhos com maior aumento no número de infetados nas últimas 24 horas, segundo a lista da DGS. De acordo com o mesmo documento, 57 municípios registam, pelo menos, mais um caso confirmado de Covid-19.

Lisboa ocupa o topo da tabela com um total 1. 700 infetados com o novo coronavírus, seguida de Vila Nova de Gaia (1.445), Porto (1.295) e Matosinhos (1.192). Dos 220 concelhos com pelo menos 3 casos confirmados de Covid-19, 164 não registam aumento no número de infetados face ao dia anterior.

Mapa da Covid-19 em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+