Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Espanha quer reabrir fronteiras no fim de junho

18 mai, 2020 - 19:45 • Cristina Branco, com Reuters

Ministro dos Transportes afirmou que o encerramento, temporário, será suspenso em paralelo com o fim da proibição das viagens no interior do país.

A+ / A-

Veja também:


Espanha, país muito dependente do turismo, pretende reabrir as fronteiras no final de junho, quando terminarem todas as medidas de confinamento, afirmou esta segunda-feira o ministro dos Transportes, Luís Abalos, quando se regista um número de mortes abaixo dos 100, pelo segundo dia consecutivo.

Na semana passada, Madrid surpreendeu os parceiros da União Europeia ao impor uma quarentena de duas semanas a todos os viajantes estrangeiros e manter as fronteiras fechadas, como medida para evitar uma segunda vaga de Covid-19.

O ministro dos Transportes, Luís Abalos, afirmou, na altura, em declarações à TVE, não poder permitir que “estrangeiros viajem, enquanto a população espanhola está confinada”, mas explicou tratar-se de uma medida temporária que terminará “em paralelo com a permissão de viagens dentro de Espanha”.

"A partir do final de junho, iniciaremos a atividade turística, espero. Precisamos fazer de Espanha um país atraente do ponto de vista da saúde”, disse Abalos.

O turismo representa mais de 12% do PIB de Espanha. Mesmo com a reabertura de fronteiras no final de junho, as receitas do setor deverão cair mais de 120 mil milhões de euros, de acordo com uma estimativa da associação ligada ao setor do turismo Exceltur.

O país registou, esta segunda feira, 59 mortes por coronavírus, o segundo dia consecutivo, em dois meses, em que o número de óbitos é inferior a 100, informou o Ministério da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+