Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bandeira Azul em 360 praias costeiras e fluviais

20 mai, 2020 - 12:52 • Manuela Pires

São 322 praias costeiras, mais cinco do que no ano passado e 38 fluviais, mais três do que em 2019. As entidades responsáveis pela praia com Bandeira Azul são as responsáveis pelo cumprimento das regras que vão ser definidas para acesso ao areal devido à pandemia da Covid-19. Não estão previstas zonas de isolamento. O lema deste ano é “De volta ao mar, com a atitude de mudar”.

A+ / A-

A Bandeira Azul vai ser hasteada este ano em 360 praias costeiras e fluviais, mais oito do que no ano passado, anunciou esta quarta-feira em conferência de imprensa a Associação Bandeira Azul da Europa. Veja aqui a lista completa.

Só que este ano por causa da pandemia da Covid-19 há um novo requisito para atribuição do galardão, um critério excecional que o presidente da associação, José Archer, espera que seja temporário e aplicado apenas em 2020 e que diz que “a entidade responsável pela praia com Bandeira Azul [as autarquias] deverá assegurar a implementação de regras da DGS relativas ao combate à pandemia”.

José Archer entende que as regras que vieram a ser definidas devem ser meras recomendações, “medidas adequadas, que sejam facilmente aplicadas e monitorizadas, de bom senso e adaptadas a cada região e a cada zona balnear”.

“Quando há Bandeira Azul, e enquanto estiver hasteada, é seguro frequentar”, afirmou, salientado que vai depender da responsabilidade de cada um até porque há zonas extensas de areal fora da concessão.

Questionado sobre se as praias vão ter um espaço de isolamento para um caso suspeito, o presidente da associação bandeira azul diz que não faz sentido “o que sabemos é que tem de estar assegurado o equipamento de proteção, mas não faz sentido numa praia aberta ter uma cabina de isolamento”.

Algarve continua a liderar as praias com Bandeira Azul

Com um total de 87, o Algarve é a região com mais praias com bandeira azul atribuídas, seguida do Norte do país com 76, a região de Lisboa está em terceiro lugar com 57, o Centro com 46, Alentejo 36, os Açores com 42 bandeiras azuis e, por último, a Madeira com 16.

Este ano há mais oito praias com este galardão, destaque para as praias de Caxias e Paço d’Arcos em Oeiras e Castelo do Queijo, no Porto.

Os concelhos de Cascais e Sintra com várias praias continuam a não querer candidatar-se a este galardão atribuído pela ABAE.

Este ano há 11 novas praias com Bandeira Azul, a Norte, Castelo do Queijo e Árvore, na região Centro, Pedrogão Sul e Mâmoa. Na área de Lisboa, três praias vão hastear a bandeira azul, Caxias; Paço d’ Arcos e Foz do Sizandro. No Alentejo, a praia da Amieira. No Algarve a Marina de Portimão. Quanto às ilhas, a praia dos sargentos no concelho da praia da Vitória, Açores e a praia da Banda D’Além, no Machico vão ter a Bandeira Azul.

[notícia atualizada às 15h18]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+