A+ / A-

INE. ​Actividade económica com “forte contração” no pico da pandemia

20 mai, 2020 - 13:43

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, “a informação já disponível revela uma forte contração da atividade económica em abril, agravando-se face ao observado em março”.

A+ / A-

O indicador de confiança dos consumidores, do Instituto Nacional de Estatística (INE) atingiu o valor mínimo desde maio de 2013 e o indicador de clima económico apresenta a redução mais acentuada da série, para o valor mínimo.

Por outro lado, todos os indicadores de confiança por sector diminuíram de forma abrupta, face ao mês anterior, principalmente nos Serviços, com destaque para as secções de “Atividades artísticas, de espetáculo, desportivas e recreativas” e o “Alojamento, restauração e similares”.
O INE destaca ainda a forte diminuição em abril do montante global de levantamentos nacionais, de pagamentos de serviços e de compras em terminais de pagamento automático na rede multibanco (-38,6%). As vendas de veículos automóveis também estão em queda acentuada: -87,0% nos automóveis ligeiros de passageiros, -69,9% nos comerciais ligeiros e -72,7% nos veículos pesados.
Segundo o Inquérito Rápido e Excecional às Empresas (COVID-IREE), do INE e Banco de Portugal, a proporção de empresas em funcionamento na primeira quinzena de maio aumentou para 90%, face a 84% na quinzena anterior. Face à situação que seria expectável sem pandemia, 77% das empresas continuaram a reportar um impacto negativo no volume de negócios.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+