|

 Casos Ativos

 Suspeitos Atuais

 Recuperados

 Mortes

A+ / A-

​Bispo do Porto percorre ruas da cidade com imagem de Nossa Senhora de Fátima

19 mai, 2020 - 09:55 • Henrique Cunha

Diocese prepara “uma procissão especial” para o encerramento do mês de Maria.

A+ / A-

A diocese do Porto está a preparar “uma procissão especial” para o encerramento do mês de Maria. De acordo com informação disponibilizada no site da diocese, “o bispo do Porto percorrerá as ruas da cidade da Virgem com a imagem de Nossa Senhora de Fátima”.

O percurso inclui “seis paragens nas quais D. Manuel Linda rezará um mistério do Terço em cada uma”. A última paragem coincide com o momento das três avé marias finais e incluirá “uma oração pelos doentes e profissionais de saúde”, no Largo Abel Salazar, junto ao Hospital de Santo António.

O padre Fernando Milheiro, responsável pela Vigararia Nascente da Cidade do Porto e um dos organizadores da procissão diz à Renascença que a iniciativa visa "dar um sinal de esperança ao povo” neste tempo de pandemia".

"Como o povo estava muito confinado, achamos que precisava de um sinal de esperança e, então, resolvemos fazer percorrer a cidade com um andor de Nossa Senhora de Fátima para que as pessoas rezassem em sua casa”, acrescenta.

“A oração é o nosso medicamento, vamos dizer assim”, diz, ainda, o padre Milheiro, sublinhando: “Quisemos criar esta oportunidade de todos rezarmos a Nossa Senhora por intercepção dos pastorinhos para que livre a cidade deste flagelo e faça renascer a esperança numa cidade que está habituada a olhar para o futuro."

O responsável pela Vigararia Nascente da cidade do Porto recorda que “desde 2010 que se faz uma procissão na cidade do porto no dia 31, encerrando o mês de Maio e assinalando que o Porto é a cidade da Virgem.”

“Este ano, estava tudo preparado para isso, veio o Covid-19 que impediu que tudo se fizesse e a procissão também não poderia fazer-se”, pelo que, conclui, optou-se por “uma procissão especial”.

O inicio da oração está previsto para as 20h30, na Praça Marquês de Pombal. As paragens far-se-ão na Rua Camilo Pessanha, no cruzamento da Rua da Areosa com a Rua Eduardo Santos Silva, na Rua Afonso Lopes Vieira, no cruzamento da Rua S. João de Brito com a Rua Prof. Mota Pinto e Avenida do Bessa, e, a penúltima, na Esplanada do Castelo, junto à Foz do Douro O percurso termina junto ao Hospital de Santo António.

“Durante o percurso as pessoas poderão participar com velas nas janelas e varandas das residências. Poderão estar presentes em cada uma das paragens previstas. Em todos estes momentos deverá ser respeitada a distância de segurança”, pode ler-se na publicação.

O andor com a imagem será transportado por um veículo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marcio
    19 mai, 2020 Porto 23:10
    Boa noite gostaria de dar minha sugestão pois acho que deveriao percurer as ruas do porto todas pois moro na rua dr alves de veiga no padrao porto e gostaria de poder assistir a procissão de nossa senhora obrigado