Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

DGS confirma dois casos de Covid-19 no Hospital de Santa Maria. Aguardam-se resultados de mais testes

19 mai, 2020 - 13:08 • Joana Bourgard e Ricardo Vieira

Infetados estão bem, diz a diretora-geral da Saúde. “Como é o protocolo houve testes aos profissionais e utentes. A situação está controlada, vigiada e acompanhada”, adianta Graça Freitas.

A+ / A-

Veja também:


Foram registados casos de Covid-19 no serviço de pneumologia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, avançou a TVI e confirmou a Direção Geral da Saúde (DGS).

“De facto, temos conhecimento que existiram dois casos iniciais de profissionais de saúde no hospital”, disse a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa.

“Como é o protocolo houve testes aos profissionais e utentes. A situação está controlada, vigiada e acompanhada”, afirmou a diretora-geral da Saúde.

De acordo com Graça Freitas, "felizmente, quer profissionais de saúde quer pacientes estão bem neste momento".

O Hospital de Santa Maria "está a acompanhar devidamente" a situação e "todos intervenientes, os testados e os que ainda aguardam os testes, estão bem", sublinha Graça Freitas.

Hospital faz "rastreio exaustivo à Covid-19"


Em resposta enviada à Renascença, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte confirma que “está a realizar um rastreio exaustivo à Covid-19 aos profissionais e doentes do Serviço de Pneumologia no Hospital de Santa Maria”.

O hospital garante que “não há nenhum profissional internado ou com um quadro clínico grave”.

Qualquer trabalhador “com teste positivo cumprirá as medidas de segurança e isolamento domiciliário previstas”.

“Em relação a qualquer doente diagnosticado com a infeção, será transferido para o circuito exclusivo à assistência Covid no Hospital de Santa Maria, que conta com enfermarias e equipas próprias”, esclarece o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte.

De acordo com a notícia avançada pela TVI, há pelo menos dez casos confirmados: são três enfermeiros, quatro assistentes operacionais e três doentes.

Os profissionais e doentes estão todos a ser testados para despistar se estão ou não contaminados com o novo coronavírus.

A TVI indica que há casos positivos entre enfermeiros e auxiliares, que se encontram em situação de isolamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+