Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Espanha regista menos de 100 óbitos em 24 horas

17 mai, 2020 - 10:42 • Marta Grosso com Lusa

Há dois meses que o país não registava um número diário tão baixo. Máscaras vão passar a ser obrigatórias em locais públicos.

A+ / A-

Veja também:


Nas últimas 24 horas, morreram 87 pessoas em Espanha, vítimas de Covid-19. É o número diário mais baixo registado no país desde o dia 12 de março, dois dias antes da declaração do estado de emergência.

Os dados oficiais apresentados neste domingo indicam que o total de óbitos está em 27.650. O número de pessoas infetadas desde que a pandemia chegou ao país soma

231.119 casos, sendo que, nas últimas 24 horas, foram identificados 421.

Face aos dados divulgados no sábado, também no número de novos infetados se regista uma queda, uma vez que nos últimos dias o número se situava sempre acima dos 500.

Ainda entre sábado e este domingo, mais 2.719 doentes foram dados como recuperados. Nesta altura, o número total de pessoas que ultrapassaram a doença é de 144.783.

As comunidades autónomas mais afetadas são Catalunha e Castela e Leão, onde a falta de homogeneidade dos relatórios dificulta a comparação, refere o jornal “El País”.

O jornal “El Mundo” aponta Madrid como a zona onde há mais casos e número de mortes. Este diário escreve também que “o número de hoje pode ser um pouco menor que o real, pois muitas vezes há sub-relatórios aos domingos e segundas-feiras, devido à menor atividade administrativa nos finais de semana”.

Os documentos, prossegue o jornal, “geralmente concordam com uma manifestação na terça-feira. Nas últimas semanas, no entanto, esse aumento não alterou substancialmente as tendências que marcaram os números dos dias anteriores”.

No sábado, o chefe de Governo, Pedro Sanchez, anunciou a intenção de prolongar pela quinta vez o estado de emergência, agora com a duração de um mês. Isto, apesar de estar em curso um plano de desconfinamento em várias fases, aplicadas de modo diferente em cada uma das comunidades autónomas.

Madrid e Barcelona, as duas maiores cidades de Espanha, continuam sob rigoroso confinamento, na "fase zero" de desconfinamento, por terem sido as zonas mais atingidas pela pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Na segunda-feira, a “fase um” vai ser estendida a 14 regiões, que representam cerca de 70% da população, e entra em vigor a “fase dois” nas ilhas das Canárias e Baleares, as primeiras zonas a iniciar o desconfinamento.


"Há muita alegria". Seis semanas depois, crianças voltam às ruas de Espanha
"Há muita alegria". Seis semanas depois, crianças voltam às ruas de Espanha

Máscara passa a ser obrigatória em locais públicos

A ministra das Finanças e porta-voz do Governo de Espanha anunciou neste domingo que o executivo vai aprovar, nos próximos dias, o uso obrigatório de máscaras em locais públicos, para limitar o contágio pelo novo coronavírus.

Atualmente, e desde 4 de maio, as máscaras só são obrigatórias em Espanha nos transportes públicos, embora fortemente recomendadas pelas autoridades nos locais públicos.

A ministra María Jesús Montero falava em conferência de imprensa juntamente com o ministro da Saúde, Salvador Illa, que disse que “há um amplo consenso [entre os governadores das várias regiões] para impor a obrigação de usar máscara”.

A ministra das Finanças adiantou também que vão ser eliminadas as faixas horarias de saída à rua os municípios até 10.000 habitantes, como já acontece com os municípios com menos de 5.000 habitantes.

O estabelecimento de horários para determinadas atividades – saída de crianças, idosos e praticantes de desporto – entrou em vigor a 2 de maio em todo o território espanhol, com exceção dos municípios com menos de 5.000 habitantes.

Espanha é um dos países do mundo mais atingido pela pandemia de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, surgido em dezembro na China e que já infetou 4,6 milhões de pessoas em todo o mundo.


[Notícia atualizada às 15h50 com obrigatoriedade das máscaras]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+