Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bombeiros vão receber mais quatro euros por dia

13 mai, 2020 - 16:46 • Dina Soares

O montante passa de 50 para 54 euros, o que representa um aumento de 8% face a 2019.

A+ / A-

Veja também:


Os bombeiros vão passar a receber mais quatro euros por dia como forma de compensar a especial disponibilidade dos bombeiros e a fragilidade financeira em que se encontram, no contexto de combate à pandemia da covid-19.

O montante passa de 50 para 54 euros, o que representa um aumento de 8% face a 2019. A comparticipação com a alimentação do pessoal dos corpos de bombeiros também terá um aumento de 10%.

O Ministério da Administração Interna anunciou esta quarta-feira a aprovação da diretiva financeira que regula a elegibilidade e comparticipação das despesas resultantes da intervenção dos corpos de bombeiros no âmbito dos três dispositivos permanentes da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC): Dispositivo Integrado de Operações de Proteção e Socorro (DIOPS), Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) e Dispositivo Conjunto de Proteção e Socorro na Serra da Estrela (DICSE).

Perto de 12 mil operacionais para combater os incêndios

No âmbito do Plano de Operações Nacional para o Coronavírus, as despesas resultantes da ativação do dispositivo de reforço ao socorro e apoio sanitário foram incluídas na Diretiva Financeira, bem como os gastos realizados nas Bases de Apoio Logístico, de modo a garantir o cumprimento das normas para minorar o risco de contágio e de propagação da covid-19.

Para este ano de 2020, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR 2020) prevê uma mobilização de 11.827 operacionais entre 1 de julho e 30 de setembro, dos quais 5.660 são bombeiros.

Em 2019, as despesas com pessoal dos corpos de bombeiros, no âmbito do DECIR, ascenderam a cerca de 26 milhões de euros, enquanto as despesas com alimentação totalizaram cerca de 800 mil euros. As despesas com reposições e reparações de veículos, bem como despesas com danos com equipamentos, ascenderam a um montante aproximado de 7,5 milhões de euros.

A Diretiva Financeira, que entra em vigor na próxima sexta-feira, dia 15 de maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bombeiros
    14 mai, 2020 Aqui 11:29
    Esta notícia dá a entender que o dinheiro vai para o bolso dos bombeiros, mas não me parece que seja o caso...

Destaques V+