Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Primeiros países europeus a desconfinar sem impacto nos contágios

13 mai, 2020 - 15:30 • Lusa

República Checa, Áustria, Dinamarca e Noruega foram os primeiros países a levantar alguma das limitações impostas.

A+ / A-

Os primeiros países na Europa a levantar restrições, em abril, continuam a registar menos casos de infeção, embora todos estejam entre os que foram, desde o início, menos afetados pela pandemia associada ao novo coronavírus.

República Checa, a 7 de abril, Áustria, a 14, Dinamarca, a 15, e Noruega, a 20, foram os primeiros na Europa a levantar algumas das limitações impostas para controlar a pandemia da covid-19, nuns casos reabrindo o pequeno comércio e as creches, noutros voltando a permitir a saída à rua e as deslocações.

Na primeira semana de abril, quando anunciaram o princípio do processo de desconfinamento, estes países eram dos menos atingidos na Europa, longe de Itália ou Espanha, os mais afetados.

Mais de um mês depois, os números da Organização Mundial de Saúde (OMS) relativos a 54 países do continente europeu colocam estes quatro países entre o 18.º e 23.º lugares, numa lista que começa no Estado com mais casos (Federação Russa) para o que tem menos casos (Vaticano). Nessa lista, Portugal está em 11.º lugar.

A Noruega, que decretou a quarentena a 12 de março, iniciou o desconfinamento a 20 de abril, com a reabertura das creches e de estabelecimentos como oculistas, consultórios de dentistas e psicólogos, clínicas de fisioterapia e laboratórios, e com o levantamento da proibição de deslocações a casas de férias ou de fim de semana.

Seguiram-se, a 27 de abril, a reativação das escolas primárias incluindo universidades, e a reabertura de cabeleireiros e clínicas de massagens e tratamentos dermatológicos.

A 7 de abril, quando foi anunciada a primeira fase de desconfinamento, a Noruega registava, segundo números oficiais, 5.863 casos e 69 mortes.

A 12 de maio, segundo números da OMS, o país tinha 8.106 casos e 224 mortes. Nos 35 dias que separam as duas datas, foram notificadas pouco mais de 2.200 infeções (64 por dia em média) e 155 mortes (4 por dia em média).

Primeiro país a desconfinar com menos de quatro mil casos num mês

A Áustria, que foi o primeiro país da Europa a anunciar o levantamento de restrições, começou por autorizar a reabertura das pequenas lojas a partir de 14 de abril e decretou o fim do confinamento a 1 de maio, data a partir da qual puderam também reabrir os estabelecimentos comerciais maiores.

Os alunos começaram a regressar às escolas a 4 de maio, em três etapas definidas por idades, começando pelos alunos do secundário ou cursos técnico-profissionais com exames finais.

A 6 de abril, quando anunciou as primeiras medidas de alívio, a Áustria registava 12.058 casos de infeção e 204 mortes. A 12 de maio, segundo a OMS, o país registava 15.874 casos e 620 mortes.

Entre as duas datas, foram registadas 3.816 novas infeções (uma média de cerca de 100 por dia) e mais 416 mortes (11,5 por dia em média).

A Dinamarca foi o primeiro país europeu a reabrir as creches e escolas pré-primárias e primárias, a 15 de abril, a que se seguiram, a 10 de maio, os níveis de ensino seguintes.

Cabeleireiros, estúdios de tatuagem, escolas de condução, oculistas, dentistas, psicólogos, clínicas de fisioterapia e laboratórios de investigação foram autorizados a reabrir a 19 de abril e, a 27 de abril, os tribunais e serviços públicos relacionados com o apoio às famílias e a adoção.

Quando anunciou o princípio do plano de desconfinamento, a 6 de abril, a Dinamarca registava 4.875 casos e 187 mortes, segundo números oficiais. Hoje, passados 36 dias, o país regista 10.789 casos e 527 mortes, também segundo números oficiais.

Entre as duas datas, registaram-se 5.914 novas infeções (em média 164 por dia) e 340 novas mortes (nove por dia em média).

A República Checa, que a 24 de abril se tornou o primeiro país europeu a voltar a autorizar todas as viagens ao estrangeiro, inclusivamente para férias, teve como primeira medida de alívio de restrições o levantamento da obrigatoriedade de uso de máscara para os praticantes de ciclismo, corrida ou outras atividades desportivas ao ar livre, a 7 de abril.

Também desde o final de abril, o país autorizou os cidadãos a voltar a sair à rua e a deslocar-se dentro do território nacional, mantendo embora a obrigação de uso de máscara, o distanciamento social e a proibição de reuniões de mais de 10 pessoas.

A 6 de abril, quando anunciou a primeira medida, a República Checa registava 4.735 casos de infeção, 78 dos quais mortais. 35 dias depois, o país registava na segunda-feira 8.176 casos e 282 mortes.

Nesse período, os casos de infeção aumentaram 3.441 (98,3 em média por dia) e as mortes 204 (5,8 em média por dia). A República Checa tem uma população de 10,65 milhões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+