Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Benfica

Ricardo Gomes: "Helton Leite está preparado para ter sucesso de Júlio César ou Ederson"

12 mai, 2020 - 18:15 • José Pedro Pinto

Referência ímpar da história do Benfica e primeiro capitão estrangeiro dos encarnados orientou no Botafogo o guarda-redes que tem as malas feitas para rumar à Luz. Cenário adiantado por Bola Branca deixou Ricardo Gomes muito satisfeito.

A+ / A-

"O Helton Leite? Não sabia". Foi com surpresa mas igualmente com agrado e orgulho que Ricardo Gomes, figura icónica do Benfica reagiu, a Bola Branca, à notícia de que o guarda-redes do Boavista tem tudo para rumar à Luz na próxima temporada.

O treinador, de 55 anos, primeiro capitão estrangeiro da história das águias, orientou Helton Leite no Botafogo entre 2015 e 2016 e não tem dúvidas: pela qualidade que tem, está pronto para vingar de águia ao peito.

"Estou contente com essa notícia. O Helton está preparado. Para além das qualidades que tem como guarda-redes, tem uma boa cabeça e a formação dele foi muito boa. Isto para além da influência familiar, com um lastro importante para superar dificuldades", começa por dizer o antigo defesa-central, recordando a tradição das balizas da família Leite, com o pai de Helton, João Leite, um histórico do Atlético Mineiro a ter representado o Vitória de Guimarães em Portugal.

Na peugada da "patente alta" de Júlio César e Ederson e "na montra" do "escrete"

Helton Leite é o próximo brasileiro a chegar à baliza da Luz, depois do sucesso de Júlio César e Ederson Moraes, ambos campeões nacionais pelo Benfica.

Para Ricardo Gomes, Helton tem capacidade para entrar nesse corredor da fama de guardiões canarinhos ao serviço do Benfica.

"São dois dos melhores guarda-redes do mundo, com patente bem alta. Ele tem essa capacidade [para ter o mesmo sucesso de Júlio César ou Ederson Moraes] mas é claro que vai depender das suas exibições. Tenho muita confiança nessa oportunidade que ele tem de se juntar aos melhores", salienta.

Numa outra perspetiva, Ricardo Gomes admite que a chegada de Helton Leite à Luz referencia o guarda-redes de 29 anos para a seleção brasileira. Mas a concorrência, essa, continuará a ser feroz.

"O Helton Leite vai para um dos maiores clubes do mundo mas será difícil [chegar à Seleção brasileira]. No Brasil, temos grandes guarda-redes. A briga será boa e é claro que ele vai ter a oportunidade de estar na montra", completa Ricardo Gomes, que representou o Benfica durante quatro épocas, sendo duas vezes campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal por uma ocasião.

Helton Leite prepara-se para trocar o Bessa pela Luz no final da época, a troco de 1,5 milhões de euros. O guardião irá assinar contrato válido por quatro ou cinco temporadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+