Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Educação

Alunos do profissional podem fazer exames regionais para aceder ao superior

11 mai, 2020 - 08:19 • Redação

Estudantes vão realizar os testes na instituição mais próxima de casa, podendo candidatar-se aos institutos politécnicos e a algumas universidades.

A+ / A-

Os alunos do ensino profissional vão passar a poder fazer exames regionais para o acesso ao ensino superior.

De acordo com o jornal "Público", os estudantes irão realizar os testes na instituição mais próxima de casa e podem candidatar-se aos institutos politécnicos e a algumas universidades que também aderiram a esta integração.

Três consórcios no Norte, Centro e Sul vão fazer as provas específicas desta nova modalidade.

O concurso especial destinado ao ensino profissional, mas que também abrange os cursos artístico ou de aprendizagem, permite a cada aluno candidatar-se a três cursos superiores diferentes.

Segundo o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Pedro Dominguinhos, o objetivo da iniciativa é "facilitar a vida" aos alunos , por isso, deverá ser feito apenas um exame de ingresso para o acesso a qualquer instituição, ao contrário do que estava previsto.

Apenas o Centro não tem os consórcios formalizados, estando previsto que tudo fique pronto a tempo de avançar com a nova modalidade.

As provas, que se vão realizar em setembro, podem ser teóricas ou práticas e são feitas pelas instituições a que os alunos se candidatam.

Estes alunos mantêm a possibilidade de concorrerem ao concurso nacional de acesso, realizando, para o efeito, os exames nacionais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+