Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desconfinamento progressivo em França. Emigrantes portugueses querem vir a Portugal

11 mai, 2020 - 08:55 • João Cunha

Num país dividido em dois, entre distritos verdes ou vermelhos, consoante o risco de contágio, milhares regressam ao trabalho presencial. Esta semana, milhão e meio de alunos do pré-escolar e do básico regressam às aulas.

A+ / A-

Veja também:


Entre a imensa comunidade portuguesa em Paris, muitos pretendem saber como será passar os meses de férias de verão em Portugal, apesar de todos os condicionalismos. Porque, segundo Hermano Sanches Ruivo, luso-descendente que é vereador na Câmara de Paris, há muitos emigrantes que pretendem fazê-lo.

“A principal preocupação (entre a comunidade portuguesa) é a vontade real é poder ir a Portugal no Verão, mesmo com condicionamentos. Porque ninguém quer imaginar ficar aqui em julho e agosto.”

Quanto ao processo de saída do confinamento, que hoje começa, o vereador explica que uma das dificuldades é o facto de não saberem quantas crianças vão regressar às aulas. Porque “os pais não são assim muito adeptos de deixar as crianças ir à escola”.

Assim, há a dificuldade de saber quem vai regressar. E essa diferença “entre a real capacidade dos edifícios e o número de crianças a ir para a escola é uma das dificuldades da saída do confinamento”, sublinha o autarca.

Outras das dificuldades é a questão dos transportes. Milhares de pessoas devem começar a entrar na região de Paris, para trabalhar presencialmente. E nos comboios, por exemplo, o número de passageiros será bastante inferior ao normal.

“O comboio expresso tem habitualmente 2.600 pessoas. Vamos ter de limitar a entrada a 600 pessoas. É fácil perceber como é que numa região com oito milhões de habitantes e com muitas pessoas a ter de vir para Paris para trabalhar, como isso pode ser uma grande dificuldade”.

Em matéria de transportes, o autarca alerta para as coimas que serão de 150 euros para quem não respeitar o uso obrigatório de máscara. O acesso aos transportes públicos vai ser reservado à hora de ponta aos que tiverem consigo uma declaração do empregador ou tendo um motivo imperativo para se deslocar.

E serão mais de 100 mil agentes da autoridade a garantir o cumprimento das medidas em vigor. Sobretudo nas quatro regiões do norte de França classificadas a cor vermelha, que contrastam com o resto do país, a verde. As regiões de Ile-de-France (região parisiense), Hauts de France, Bourgogne-Franche-Comté e Grand-Est.

Entre as zonas vermelhas, a região parisiense é a que apresenta mais risco, devido à sua densidade populacional e saturação dos hospitais.

Contudo, Hermano Sanches Ruivo acredita que as regras agora impostas vão sofrer algumas alterações. “Vai haver uma evolução nessa saída do confinamento. Nós vamos ter de ver e seguir a situação no dia-a-dia, porque está dependente do que as pessoas vão respeitar e como a situação vai evoluir.”

Se não se respeitarem as medidas, nem quer imaginar o que seria dar um passo atrás – e regressar ao confinamento. “Politicamente, teria consequências muito graves. Como é que um governo poderia aguantar um regresso ao confinamento. Nós temos de imaginar uma saída e um esforço contínuo para ver se o resultado é menos pior do que o que podemos imaginar nesta altura.”

Um novo ponto da situação vai ser apresentado no dia 2 de junho, para, das duas, uma: ou passar a uma nova fase do levantamento das medidas de confinamento ou, em caso de maus resultados, assumir as consequências.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    11 mai, 2020 Funchal 14:02
    Aqui na Madeira muitos emigrantes só falam em francês, porque será?

Destaques V+