Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​IRS. Mais de 600 mil reembolsos processados e 610 milhões de euros pagos

11 mai, 2020 - 21:01 • Cristina Nascimento com Lusa

Presidente do CDS pediu esta segunda-feira ao Governo que agilizasse o pagamento dos reembolsos.

A+ / A-

O Ministério das Finanças já deu ordem de pagamento a 628.432 reembolsos de IRS desde o início do processo de validação das declarações submetidas pelos contribuintes.

Segundo informação fornecida à Renascença pelo Ministério das Finanças, o Fisco já pagou 610 milhões de euros em acerto deste imposto.

Ainda segundo a nota do Ministério, foram apuradas mais de 731 mil declarações com direito a reembolso num universo de um milhão e 200 mil declarações de IRS liquidadas.

O esclarecimento das Finanças surge no mesmo dia em que o presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, pediu ao Governo que agilize o pagamento do reembolso do IRS aos contribuintes e que “seja tão rápido” como foi “a transferir dinheiro para o Novo Banco”.

“Há milhões de portugueses que esperam e desesperam, há semanas, que o Governo lhes pague o reembolso do IRS. É por isso, numa altura de crise social, o CDS apela ao primeiro-ministro que seja tão rápido a pagar o que deve às famílias, como foi a transferir dinheiro para o Novo Banco”, afirma o líder democrata-cristão num vídeo enviado à comunicação social.

Em 2019, o valor total dos reembolsos de IRS ascendeu a 3.003,1 milhões de euros, segundo indica a síntese de execução orçamental da Direção-Geral do Orçamento. Em 2018, o valor devolvido aos contribuintes tinha sido de 2.626,4 milhões de euros.

A declaração anual do IRS relativa aos rendimentos auferidos em 2019 começou a ser entregue em 1 de abril e termina em 30 de junho, tendo o Estado até 31 de agosto como limite para proceder ao pagamento dos reembolsos das pessoas que entregaram a declaração dentro do prazo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+